[]
[5 aplicações inteligentes da Internet das Coisas] [5 aplicações inteligentes da Internet das Coisas]

-

Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT) – é um conceito que tem ganhado força nos últimos anos. A tecnologia, que conecta objetos do dia a dia à rede mundial de computadores e gera uma comunicação mútua, foi percebida por pesquisadores e empresários e está cada vez mais presente no mercado como algo que revolucionará o futuro e irá melhorar a vida das pessoas.

Especialistas preveem que aproximadamente 50 bilhões de coisas estarão conectadas no mundo em 2020, mas já é possível perceber a influência da IoT nos dias atuais: muitas áreas investem em soluções criativas que agradam ao público e conquistam novos consumidores que são atentos às novidades do mercado.

Para ilustrar a funcionalidade da Internet das Coisas e entender como o mundo está mudando com a tecnologia, veja cinco exemplos que tornaram mais prático o cotidiano de pessoas e empresas.

5 aplicações inteligentes da Internet das Coisas

Geladeiras inteligentes

Já pensou receber um aviso da sua geladeira dizendo que a cerveja está acabando? Ou, receber fotos do seu interior no smartphone enquanto estiver no mercado fazendo compras e, assim, perceber o que está faltando? Pois é, isso já acontece graças à Internet das Coisas. Os eletrodomésticos estão cada vez mais avançados e facilitando a vida das pessoas.

5 aplicações inteligentes da Internet das Coisas

Agricultura

Recentemente, foi apresentada na Futurecom, maior feira de telecomunicações da América Latina, um monitor de irrigação para grandes plantações, que pode ser acionado à distância – uma demonstração da aplicação da Internet das Coisas na agricultura.

O dispositivo funciona através de tecnologias sem fio e envia informações sobre a irrigação para um centro de dados e, depois, para um painel de controle acessível via internet. A solução busca aumentar a produtividade do agronegócio em quatro vezes e evitar falhas comuns do processo de irrigação tradicional, como o controle da quantidade de água utilizada.

5 aplicações inteligentes da Internet das Coisas

Transporte público

Quem utiliza transporte público conhece a dificuldade que é esperar pelo ônibus. Não saber se ele está chegando ou se acabou de sair atrapalha a vida de muita gente que precisa chegar ao trabalho ou à aula. Com a IoT essa realidade melhorou: usuários podem receber no smartphone ou ver nas telas instaladas nos pontos a localização exata de um ônibus.

Além disso, as empresas também podem ter maior controle sobre a frota através dos sensores e saber se um veículo apresenta defeitos mecânicos ou se está cumprindo o horário estabelecido.

5 aplicações inteligentes da Internet das Coisas

Lâmpada inteligente

A ideia é ter mais praticidade dentro de casa? A IoT está aí para isso! A lâmpada inteligente, que usa a tecnologia LED, é controlada pelo usuário através de tablet ou smartphone, e pode ser programada para ser acesa ou apagada em qualquer horário, o que ajuda na economia de energia elétrica.

As lâmpadas inteligentes têm cores e intensidades diferentes e programáveis, e podem ser criados diferentes cenários de iluminação, como os sensores que iluminam automaticamente um determinado caminho dentro de casa ou as lâmpadas que podem pulsar de acordo com o ritmo de uma música. Vale ressaltar que elas não envelhecem, já que são dispositivos conectados.

Além do uso caseiro, a lâmpada inteligente também é uma opção para a iluminação pública, como por exemplo a Ponte Estaiada, na cidade de São Paulo, que já utiliza esta tecnologia.

5 aplicações inteligentes da Internet das Coisas

Fechadura eletrônica

Perder ou esquecer as chaves de casa em algum lugar… Quem nunca? Para isso, a fechadura eletrônica permite aos moradores abrir ou trancar a porta da residência remotamente, além de programa-la conforme a necessidade.

Outra vantagem da fechadura eletrônica é que o usuário pode destrancar automaticamente a entrada de sua casa assim que se aproximar dela. Há modelos de trancas que podem ser inseridos em portas de madeira ou aço e possuem conexão NFC e Bluetooth 4.0. Seu controle acontece através de um aplicativo.

Tecnologia do futuro

Estamos rumo a um planeta mais inteligente e conectado. No Brasil, a IoT tem realizado mudanças consideráveis, que otimizam diferentes processos. Ainda há muito o que se fazer, mas o desafio de melhorar a qualidade de vida da sociedade através da Internet das Coisas promete uma evolução no mundo como conhecemos hoje.

Na Faculdade Impacta Tecnologia, você aprende sobre IoT e se prepara para o mercado do futuro. Faça parte desta mudança! Conheça os cursos de graduação da Instituição: www.impacta.edu.br/graduacao/