[]
[Arquitetura da Informação e Usabilidade – Experiência positiva na navegação]

  A Arquitetura da Informação é muito mais do que uma questão de estética do layout de uma página: concentra-se na experiência de navegação que o usuário terá. Desta maneira, uma das grandes responsabilidades da arquitetura da informação e usabilidade está diretamente relacionada à taxa de retorno ao site, tempo de permanência na página e navegação satisfatória. E o que isso pode gerar de impacto? Tudo depende do segmento e da necessidade do portal. Podemos pegar  como exemplo um e-commerce, em que as informações devem ser claras e  de fácil acesso. É importante ter uma navegação intuitiva, de forma que o internauta possa facilmente encontrar o que deseja e alternar de uma informação para outra sem se perder. http://www.impacta.edu.br/pos-graduacao-e-mba/pos-graduacao-em-arquitetura-da-informacao-e-ux-modulo-avancado-em-usabilidade/ Vamos ver um exemplo? Imagine  um site de vinhos que investe em uma campanha de redes sociais e Google Adwords a fim de divulgar uma promoção  para ampliar o número de visitas em seu  portal e aumentar suas vendas. O primeiro objetivo pode até ser atingido, ele consegue gerar um aumento no número de pessoas que acessam o seu e-commerce, porém, o usuário acha confuso encontrar o que precisa, depara-se com muita informação visual e com pouco direcionamento. Ele, então, resolve sair e comprar em um site concorrente, com uma usabilidade mais eficiente. A mesma coisa acontece em uma loja física: o cliente entra, encontra um ambiente carregado de informações, com muitos produtos sem uma sequência lógica de exposição, se cansa e  vai embora. Portanto, é de extrema importância levar em consideração a estrutura do website no momento de colocá-lo no ar. Imaginar-se no lugar do usuário, entender o que ele gostaria de encontrar na ocasião em que acessará o site e qual a forma mais prática para que que ele chegue ao seu objetivo o mais rápido possível também são ações importantes para o sucesso de um portal. Além de proporcionar uma boa experiência na navegação do que ele procura, é importante considerar na estrutura do site o que é desejado que o usuário veja  criando assim um direcionamento que facilite a sua navegação. Desta maneira, um site eficiente é aquele que consegue ter boa aparência visual com um aspecto estrutural muito bem desenvolvido. Texto por: Márcia Christina Tacla Silveira, ex-aluna do MBA de Marketing Digital da Faculdade Impacta. Referências Portal E-commerce Brasil – UX no e-commerce: mapeando a jornada do consumidor. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/ux-no-e-commerce-mapeando-a-jornada-do-consumidor/. Acesso em 01 de junho de 2017. Portal Ideatore – Usabilidade e Arquitetura da Informação. Disponível em: http://ideatore.com.br/?/post/129/usabilidade-e-arquitetura-da-informacao/. Acesso em 01 de junho de 2017.