[]
[Como escolher a melhor faculdade de tecnologia em São Paulo?]

Como escolher a melhor faculdade de tecnologia em São Paulo A área de tecnologia tem crescido muito nos últimos anos no Brasil. Segundo a revista Forbes, esse setor cresceu dois dígitos só em 2015 – mesmo com a crise. São Paulo é o estado que concentra mais investimentos nesse ramo, por isso a maioria das instituições de ensino especializadas em tecnologia está concentrada aqui. Como os cursos superiores nessa área têm sido cada vez mais procurados, é importante escolher a instituição certa para dar base a sua carreira. Muitas vezes os interessados em instituições de ensino do ramo de tecnologia já estão trabalhando na área e querem se atualizar, por isso é muito comum surgirem anúncios de cursos rápidos que prometem milagres em relação ao ensino. Porém, alguns desses cursos podem não corresponder às expectativas e decepcionar o aluno. Por isso, vamos dar algumas dicas de como escolher uma faculdade de tecnologia em São Paulo.  

1 - O curso

Antes de tudo, futuro aluno, você precisa escolher a área que mais se identifica. A tecnologia abrange muitas áreas e você pode acabar escolhendo algo que está distante das suas expectativas. Por isso, é importante saber exatamente o que cada curso de graduação oferece. Existem muitas opções: Análise e desenvolvimento de sistemas, Banco de Dados, Redes de Computadores, Produção Multimídia, Tecnologia da Informação, Sistemas da Informação etc.  

2- A visão do mercado

Esse é uma das dicas mais importantes. A visão que o mercado de trabalho tem da faculdade influencia muito na sua carreira - afinal, são eles quem contratam. Converse com pessoas do ramo de tecnologia e analise quais aspectos eles levam em conta para contratar profissionais.  

3 - Infraestrutura

Conheça a infraestrutura que a faculdade oferece. Cursos que trabalham diretamente com computadores, por exemplo, devem ser oferecidos em instituições com uma rede capaz de suprir as necessidades dos alunos. Os computadores devem suportar os programas necessários e estarem sempre atualizados.  

4 – Parcerias

Pesquise se a faculdade tem algum tipo de parceria com empresas que investem em tecnologias. Isso pode ser altamente benéfico para alunos que querem começar a desenvolver algum projeto e podem lançar startups com o apoio da faculdade, por exemplo.  

5 – MEC

Tenha certeza que a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). É possível fazer uma pesquisa rápida na internet pelo portal do MEC. (http://portal.mec.gov.br/e-mec-sp-257584288)  

6 – Professores

Outra informação que o MEC leva em conta é a especialidade e experiência dos professores para avaliar a faculdade. É bom pesquisar se os professores trabalham ou já trabalharam na área que lecionam.  

7 - Atualizações

Para escolher a faculdade de tecnologia em São Paulo é preciso levar em conta a frequência com que ela atualiza seu conteúdo. Como as mudanças nessa área acontecem muito rápido, as faculdades que não se atualizarem ficam facilmente obsoletas.  

8 – Aulas

Procure faculdades que oferecem aulas práticas na grade. Matérias mais técnicas precisam ser ensinadas na prática, então é muito importante que o curso aplique essa modalidade. Veja a grade curricular do curso e analise a evolução das aulas. Valorize as interações multidisciplinares e a exigência de trabalhos de conclusão de curso, isso vai fazer muita diferença na vida profissional. Depois de tudo isso, é só se preparar para o vestibular. Gostou das dicas para escolher a melhor faculdade de tecnologia de São Paulo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.