[]
[Como se tornar um profissional em e-commerce] [Como se tornar um profissional em e-commerce]

-

Cada vez mais empresas têm aderido às vendas online. O e-commerce no Brasil já engloba grandes marcas do mercado e conta com um alto índice de crescimento.

A Varese Retail fez uma pesquisa com o apoio da Brazil Panels e da Shopper Vista e mostrou que mais da metade dos brasileiros pretendiam fazer suas compras de Natal em lojas físicas e online (e 10% somente em lojas online). Entre os jovens, o uso do e-commerce é ainda maior. Pessoas que nasceram depois dos anos 90 são mais propensas a comprar mais coisas na internet e fazer mais transações online. A explicação é que elas já “nasceram conectadas”, e sabem em quais sites confiar ou não. E não é só isso. No último ano, o varejo eletrônico brasileiro somou R$ 41,3 bilhões, segundo dados do Ebit. Com esse sucesso e um grande crescimento, é comum que a concorrência também fique maior entre os vendedores de e-commerce. O que antes era apenas uma forma de divulgação de lojas físicas, agora é um meio de negócio super rentável e que exige inúmeras técnicas e - acima de tudo, estratégia.

e-commerce

Por isso, vamos dar algumas dicas sobre como você pode se tornar um profissional em e-commerce e se destacar na internet – seja qual for o seu produto.

Esteja atento às inovações do universo online

Se tem uma coisa que a internet sabe fazer – e faz muito rápido – é se atualizar. Todos os dias surgem novidades, novas formas de pensar, pesquisar e interagir. Se você não atualizar seus métodos é possível que em um curto período sua forma de vender se torne obsoleta.

Repense os processos

Para conseguir evoluir no mercado do e-commerce, repense os processos e faça uma lista com tudo o que pode estar impedindo o seu crescimento. Espaço, conhecimento, estratégias, funcionários. Depois disso, trace planos para chegar até lá de forma mais clara.  

Acompanhe a mudança de comportamento dos consumidores de e-commerce

Os consumidores mudam sua forma de consumir. Isso não significa que a marca deve perder a sua identidade para seguir as tendências do mercado. Significa que deve-se repensar se os anúncios apelativos, por exemplo, são uma boa estratégia de marketing. Inserir tópicos como diversidade étnica e gerar a quebra de padrões de beleza é algo que muitas marcas têm feito para se manter atualizadas e alinhadas com o momento social brasileiro.

e-commerce

Estude os números das pesquisas

Pode parecer que os números divulgados sobre o e-commerce são meras curiosidades, mas acredite: eles têm muito valor. Quanto mais você souber sobre os números reais, mais fácil será traçar estratégias para acelerar a evolução da empresa de e-commerce.

Se especialize

Tanto as empresas tradicionais que querem entrar para o e-commerce como as empresas que já nasceram na internet precisam de profissionais qualificados para conseguirem se manter no universo online e conseguirem destaque. O curso de MBA em gestão de e-commerce é uma forma de ser um profissional destacado na área. Ele capacita o profissional para criar e administrar projetos de e-commerce com base em estratégias, mensurações, ferramentas e pesquisas. Além disso, dá toda a base para ser aplicada em situações reais de e-commerce e soluções para diversas situações. Gostou do artigo com dicas sobre como se tornar um profissional em e-commerce? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.