[Curso de Produção Multimídia abre oportunidades no mercado de trabalho]

Graduação prepara o profissional para atuar com a comunicação em mídias online e offline. Saiba mais

A modernidade trouxe consigo ferramentas que mudaram a vida do homem. Celulares, computadores, eletrodomésticos e demais utensílios eletrônicos tornaram a vida muito mais fácil. Com a comunicação cada vez mais digitalizada, a internet uniu todas as mídias em seu meio (TV, rádio e jornal), de uma maneira muito mais interativa e ágil. Tais características da comunicação em formato digital criaram um novo modelo de comunicação. E, consequentemente, as possibilidades no mercado digital também se transformaram, sobretudo nas áreas de web e telefonia móvel.

Para acompanhar essas mudanças, a graduação em Produção Multimídia, que une a comunicação às novas tecnologias, prepara o profissional para atuar com a comunicação em mídias online e offline e ensina as diferenças e peculiaridades dos meios.

multimidia

Multimídia

Multimídia significa a integração de duas ou mais mídias ou formatos de comunicação. O profissional de multimídia é capaz de planejar, organizar, produzir e publicar ou distribuir material de comunicação para suportes diversos, combinando sons, imagens, animações, vídeos e textos para criar websites, jogos eletrônicos, aplicativos de celular, CDs, DVDs, totens interativos e outros meios de interação digital.

E aí, se interessou pela área? Certamente este meio precisa cada vez mais de profissionais qualificados, e você pode ser um deles.

Conhecendo o curso

A graduação em Produção Multimídia na Faculdade Impacta forma um profissional para atuar com áudio, vídeo e imagem. O aluno adquire conhecimentos sobre os diferentes meios de comunicação e as possibilidades que eles oferecem para a divulgação de produtos e serviços por parte das empresas. O curso, que está alinhado com o mercado contemporâneo, forma o aluno para atuar com vídeo, cinema, televisão, animação 2D e 3D, ilustração, design gráfico, jogos digitais e Internet.

Além disso, a graduação também é voltada para design digital, edição de som e de texto, tecnologia da mídia (aplicação de softwares, criação de links, computação gráfica, entre outros) e criação para as redes sociais, funções que estão em alta no momento.

Esse curso é o melhor para mim?

A graduação em Produção Multimídia é ideal para pessoas criativas, apaixonadas por tecnologia e pelas novas maneiras de se contar histórias. Vale ressaltar que é importante que você goste de trabalhar com computadores, mas que também valorize as relações interpessoais, pois a área exige um bom trabalho em equipe e disposição para resolver problemas.

Na Faculdade Impacta você cursará disciplinas de fundamentação teórica e ferramental para a efetiva aplicação do conhecimento nos campos do Design Multimídia, Artes Criativas e da Comunicação. Para complementar a prática, terá à disposição laboratórios equipados, atelier de experimentação e estúdio de fotografia e vídeo.

Entre as disciplinas oferecidas no curso, podemos citar:

- Comunicação e Expressão;

- Teoria da cor;

- Fotografia digital;

- Direção de arte;

- Modelagem 3D;

- Cibercultura;

- Efeitos especiais.

Mercado de trabalho

Com as evoluções tecnológicas da indústria multimídia digital, o mercado de trabalho cresceu e tem espaço para o profissional de multimídia. Afinal, quase todas as empresas requerem alguma forma de presença online para sobreviver, o que significa que aqueles com habilidades em multimídia estão em alta demanda.

Entre os setores que mais buscam o produtor multimídia estão:

- Agências de publicidade e propaganda;

- Produtoras de cinema e vídeo;

- Desenvolvedoras de aplicativos para dispositivos mobile;

- Emissoras de TV;

- Produtoras de e-learning e conteúdo para ensino a distância;

- Veículos de comunicação diversos;

- Departamentos de comunicação e marketing de empresas públicas, privadas e ONGs;

- Escritórios de arquitetura;

- Empresas de fotografia.

multimidia

Nessas empresas, o profissional formado em multimídia pode realizar atividades como:

- Planejar, desenvolver e publicar conteúdos em meios de comunicação digitais ou eletrônicos, como portais, redes sociais e aplicativos para celulares;

- Estudar o meio e formato mais adequados para transmitir determinado conteúdo, considerando recursos tecnológicos, usabilidade e interatividade;

- Criar projetos multimídia e gerenciar equipes de desenvolvimento;

- Atuar como consultor em projetos de comunicação, educação e entretenimento;

- Pesquisar novas tecnologias de comunicação;

- Roteirizar peças em multimídia;

- Criar ilustrações e animações 2D e 3D e desenvolvimento de games;

- Desenvolver maquetes eletrônicas e elaborar projetos gráficos.

Além do espaço que a Internet proporciona, em que este profissional precisa ser versátil e estar atento às novidades tecnológicas.

Quanta ganha um profissional multimídia?

A remuneração para um profissional multimídia de nível técnico com o cargo de “Editor de texto, imagem, TV e vídeo” tem uma média salarial de R$ 2.300.

O designer multimídia pode ganhar entre R$ 1.500 e R$ 4.300. Já o salário de um gerente de projetos web varia entre R$ 5.000 e R$ 9.000. A Faculdade Impacta conta com a graduação em Produção Multimídia, que tem dois anos de duração e aulas com professores experientes no mercado. Conheça: Graduação em Produção Multimídia.

Dica

É um mundo que se abre para quem consegue se formar, pois vivemos em uma época em que conhecimento especializado é um grande diferencial. E a atualização constante também é indispensável. Especialmente para quem deseja trabalhar com tecnologia, arte e web. Por esse motivo, sempre se atualize, se renove. Acompanhe os avanços tecnológicos e se aventure por essa área que oferece tantas oportunidades.