[]
[Entrevista com Profissional de marketing digital]

“Conhecimento em mídias, conteúdo e análise de métricas é decisivo”, diz profissional em Marketing Digital

Tatiane Ribeiro, uma das primeiras marketeiras a implantar o Inbound Marketing no Brasil, contou um pouco pra gente sobre como é trabalhar nessa área e como é importante nos adequarmos às constantes evoluções do mundo digital. Fundadora e CEO da Agência IPub, é apaixonada por Marketing Digital. Na entrevista, ela conta como o mercado vê os novos profissionais da área digital e quais conhecimentos fazem um candidato se destacar. Veja a entrevista completa:  

O que faz um profissional em Marketing Digital?

O profissional de marketing digital é aquele que foca em ações direcionadas ao resultado, busca entre os diversos canais disponíveis conhecer melhor seu público alvo e direcionar campanhas personalizadas de acordo com o estágio do usuário. Para conseguir bons resultados esse profissional precisa se adequar às tendências e também a evolução constante do mundo online. Precisa ainda ter grande conhecimento de motores de busca, conteúdo, análise de métricas e mídias sociais.  

O que te levou a escolher essa profissão?

Para mim os motivos são simples, eu sou movida a resultados e a vontade de aprender mais e mais se encaixa perfeitamente no perfil do marketing digital. Nesse universo, o que hoje funciona, amanhã se torna obsoleto.

Conte um pouco sobre a sua experiência profissional na área de Marketing Digital.

Iniciei a minha carreira como profissional de SEO (Otimização para motores de busca). Embora os resultados fossem agradáveis, faltava para mim o fator conversão em vendas, coisa que poucos profissionais de marketing digital trabalham. Tendo isso em mente, busquei no mundo online outras opções dentro do marketing que conseguisse trabalhar desde a atração do público até ao fechamento da compra. Assim encontrei o Inbound marketing, que possui tudo aquilo que desejava. Trabalhamos atração, conversão, fechamento e pós venda. Me especializei na área e ajudei a educar o mercado brasileiro que pouco conhecia essa vertente do Marketing Digital. Hoje, o Inbound já é considerado como estratégia número 1 dentro do marketing.

Qual a tarefa mais difícil em sua profissão? E a mais prazerosa?

A tarefa mais difícil sem dúvida é fazer com que o cliente entenda o valor do nosso trabalho. Já a mais prazerosa é quando analiso as métricas e vejo os bons resultados obtidos.  

Qual mercado um profissional de Marketing Digital vai encontrar?

O mercado de marketing digital não pára de crescer. Logo, para qualquer pessoa que deseja entrar nesse ramo, o momento é excelente. Com as novas vertentes do marketing digital se destacando - como é o caso do Inbound Marketing, a busca por pessoas com talentos e vontade de aprender está cada vez mais forte. Por outro lado, a busca por pessoas com conhecimentos mais amplos também vem sendo uma tendência. Ou seja, o conhecimento em várias mídias, conteúdo e análise de métricas hoje em dia entra como fator de decisão na entrevista de emprego.

Qual conselho você daria para quem planeja seguir essa carreira?

Estude muito e mantenha a mente aberta. Você precisa sempre se manter atualizado com um mundo que evolui tão rápido. Não acredite em tudo o que se lê na internet e tenha a coragem de ser um cientista para poder testar e não ter medo de errar.

O que você considera importante em um profissional desta área?

A vontade de aprender e se adequar. Desejo de trabalhar com foco em resultados e que não desista com os testes que dão errado.

Qual o diferencial do Marketing Digital?

O diferencial do Marketing Digital é a constante evolução e o foco em métricas. Com isso, conseguimos reduzir ao máximo a chance de erro e assim realizar ações focadas no público alvo. O Marketing tradicional faz o contrário: dispara para todos os lados torcendo para dar certo.