[Guia completo - Graduação em Administração]

administração A graduação em Administração de Empresas é focada em ensinar o aluno a gerenciar e dirigir recursos pessoais e financeiros de uma empresa ou organização. Por ser um curso que oferece várias opções para o profissional formado trabalhar, ela costuma ser um lugar comum entre pessoas que ainda não se decidiram muito bem sobre qual graduação estudar. Porém, a faculdade de Administração requer muita dedicação e aptidão para ser concluída com sucesso e transformar o aluno em um profissional capacitado. Atualmente, a demanda por profissionais nessa área é muito alta, principalmente porque a maioria das empresas sempre buscam a otimização de seus lucros. Os serviços públicos também geram muitos empregos na área de Administração no Brasil.

Como é o curso?*

O curso de Administração precisa, antes de tudo, se manter atualizado e coerente com o cenário de negócios do país – pois ele muda a todo momento. Os professores devem associar as teorias ensinadas com a prática do mercado, assim o aluno terá exemplos muito mais consistentes. As matérias oferecidas no curso incluem: Fundamentos Básicos De Ti, Teoria Da Administração, Contabilidade, História E Fundamentos De Macroeconomia, Sociologia Aplicada Às Organizações, Economia De Empresas, Teoria Geral Dos Sistemas, Matemática Financeira, Instituições De Direito Público E Privado, Comunicação Em Administração, Estatística, Processo E Prática De Planejamento, Planejamento Estratégico Empresarial, Sistemas Integrados De Gestão, Administração Mercadológica, etc. Ao fim do curso, alguns exemplos de matérias oferecidas são: Instituições Jurídicas Do Trabalho E Previdência, Direito Empresarial, Administração De Pequenas E Médias Empresas, Estratégia Empresarial Administração De Operações Logísticas E Canais, Inteligência De Negócios, entre outras. Vale lembrar que o curso oferece matérias da área de Exatas e de Humanas. Ainda assim, essa graduação é considerada parte das Ciências Humanas. *As matérias expostas são oferecidas na graduação em Administração pela Faculdade Impacta. Elas podem variar de acordo com a faculdade.

Qual sua duração?

A graduação em Administração dura em média 4 anos.

administração

• Empreendedorismo;
  • Gestão Empresarial;
  • Plano de Negócios;
  • Inovação.

O que o profissional formado em Administração pode fazer?

A formação no curso de Administração permite que o profissional trabalhe em áreas relacionadas a: Marketing, Recursos Humanos, Produção, Financeiro, Vendas e Logística. Entre as funções que se pode desempenhar, podemos citar:
  • Trabalhar com equipes de venda, liderando e planejando estratégias de otimização;
  • Ser supervisor da produção de indústrias e fábricas;
  • Trabalhar na área de investimentos;
  • Gerenciar o fluxo de capital de uma empresa;
  • Gerenciar o processo de seleção de funcionários;
  • Controlar qualidade, estoque e vendas de produtos;
  • Dirigir projetos de fluxo de capital;
  • Prestar consultorias a empresas;
  • Administrar o próprio negócio.
  Como se pode notar, o mercado para administradores é muito amplo. Empresas públicas, privadas e terceirizadas fazem parte do ramo que abrange esses profissionais.

Salário

O salário piso sugerido pelo Conselho Federal de Administração é de R$ 2.458 para iniciantes e R$ 5.977 depois de dois anos de experiência. Eles naturalmente variam de estado para estado. Já a Federação Nacional dos Administradores (FENAD) estabelece que a hora técnica de trabalho deve custar entre R$ 90 e R$ 312, dependendo do serviço prestado. Como o mercado administrativo permite que o profissional escolha entre vários cargos, fica difícil fazer uma média entre todos eles. A Catho publicou, em seu Guia de Profissões, algumas médias salariais possíveis. Elas variam entre o salário para Analista de cargos e salários - R$ 3.268, e Diretor presidente - R$ 13.928.   Gostou do guia completo sobre a graduação em Administração? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.