[TCC nota 10: por onde começar o trabalho de conclusão de curso?]

-

Depois de anos de dedicação à faculdade, eis que chega o último semestre. A correria é grande, principalmente para quem ainda nem começou a rascunhar o TCC. Veja por onde começar o trabalho de conclusão de curso e dicas para escrever uma monografia digna de nota 10. O curso universitário está chegando ao fim. Depois de muitas provas, trabalhos e relatórios de estágio, é necessário encarar um desafio ainda mais complexo: o trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC. Essas três letras assustam, mas o estudante deve tomar coragem para iniciar a sua pesquisa o quanto antes e entregar o trabalho dentro do prazo.

Por onde começar o trabalho de conclusão de curso?

Confira a seguir algumas dicas que dão um pontapé inicial na elaboração do TCC:

1 - Escolha um tema e um orientador

O primeiro passo para fazer o TCC é escolher o tema. Opte por um assunto familiar ou que instigue a curiosidade. Também é importante delimitar ao máximo para não deixar o tema muito abrangente. Experimente montar uma lista com temas que despertam o seu interesse. Em seguida, escolha um bom orientador e peça a opinião dele sobre qual assunto escolher para o TCC.

2 - Inicie a pesquisa

Já definiu o tema? Ótimo. Agora é hora de dar os primeiros passos na pesquisa. Vá à biblioteca da universidade e selecione os livros que falam sobre o assunto. Nessa etapa preliminar, também é recomendado ler outros trabalhos de conclusão de curso, pois só assim é possível entender como funciona a escrita acadêmica. Para compor uma boa fundamentação teórica, não se limite apenas aos livros da biblioteca. Busque por artigos científicos em bases de dados confiáveis na internet, como é o caso do Scielo e do Google Acadêmico. Dessa forma, será possível utilizar referências mais atuais no seu trabalho. Depois de ler muitas publicações sobre o seu tema de TCC, você terá condições de encontrar o problema de pesquisa, escrever os objetivos, definir as justificativas e escolher as metodologias.

3 - Defina um cronograma

O cronograma é a chave do sucesso do TCC. É ele que define o prazo para a entrega de cada parte do trabalho. Peça a ajuda do seu orientador para definir metas a cada semana ou mês. Lembre-se de organizar o tempo conforme as prioridades.

4 - Estude as normas da ABNT

Antes de começar a escrever o TCC, é essencial conhecer as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa normatização define como o conteúdo do trabalho deve ser estruturado e apresentado. Na Faculdade Impacta, o trabalho de conclusão de curso é um pouco diferente de outras instituições. Ele acontece através da realização das OPE’s (Oficinas Projeto Empresa), que incentivam o empreendedorismo através da criação de um projeto para resolver problema real em uma empresa real. Com isso, ao final, o aluno sai da Faculdade com um projeto de startup em mãos, pronto para ir para o mercado. Desta forma, os alunos se formam preparados para empreender ou prestar consultorias. Conteúdo produzido por Regras para TCC.