[]
[Teste de Usabilidade? Como usar na minha empresa?]

-

Em um projeto de desenvolvimento de sites ou softwares é imprescindível criar uma estrutura que permita ao usuário uma experiência de navegação clara e positiva. A usabilidade da web é o método utilizado para garantir ao usuário uma boa utilização dessa interface. Ao contrário, o projeto em questão não alcançará seus objetivos.

Para obter os resultados necessários, são aplicados testes de usabilidade variados com o intuito de verificar como uma pessoa ou grupo de pessoas se comportam ao interagir com a interface e assegurar que o projeto esteja de acordo com as expectativas da empresa. Os testes podem ser realizados em laboratórios, onde os usuários são monitorados enquanto utilizam o computador. Normalmente, este tipo de teste consegue identificar o número de cliques, qual o tempo esperado entre uma ação e outra, e o movimento dos olhos, percebendo assim onde o usuário teve mais atenção e as suas expressões durante a navegação.

Na impossibilidade de reunir os usuários para a aplicação dos testes, a solução é de que sejam executados remotamente. Porém, a distância e a dificuldade do contato do examinador com a pessoa  colocam a eficácia deste método  à prova. Como podemos perceber, é mais complexo do que simplesmente garantir um layout bonito. A grande questão é a escolha certa no momento de definir a empresa de consultoria em Marketing Digital que será a responsável pela execução do seu projeto e pela aplicação dos testes, pois existem inúmeras no mercado, com valores variados.  E é neste momento que você pode colocar em risco e comprometer os resultados desejados. Pode ser que opte pela mais barata, e você pode pensar que esta economia será boa, afinal, é somente organizar o visual do site, estruturar, realizar os testes e pronto, certo? Errado, o barato pode sair muito mais caro!

A escolha errada comprometerá o tempo de execução e acarretará em custos muito superiores ao orçamento inicial, uma vez que terá que rever e refazer o trabalho inicial. Portanto, é importante realizar uma pesquisa ampla sobre o serviço, certificar-se de que a empresa possa lhe entregar um planejamento com análise do mercado, que tenha experiência e consiga entender os seus reais objetivos.

Afinal, perder dinheiro não é um bom negócio para ninguém!

Texto por: Márcia Christina Tacla Silveira, ex-aluna do MBA de Marketing Digital da Faculdade Impacta.

Clique aqui e leia o post feito pela Márcia sobre Arquitetura da Informação: Experiência positiva na navegação.

Referências Portal Webinsider – Arquitetura da Informação– testes de usabilidade. Disponível em: http://webinsider.com.br/2004/01/06/arquitetura-de-informacao-testes-de-usabilidade/. Acesso em 05 de junho de 2017.

Portal UxDesign.cc Brasil – Teste de usabilidade: o que é e para que serve. Disponível em: https://brasil.uxdesign.cc/teste-de-usabilidade-o-que-%C3%A9-e-para-que-serve-de3622e4298b. Acesso em 05 de junho de 2017.