Como conciliar trabalho e estudo sem perder qualidade de vida?

Quem já atua na profissão sabe o quanto é importante se aperfeiçoar mesmo depois da graduação, não é mesmo? E uma pós ou MBA sempre é bem-vindo, pois ajuda bastante no crescimento da carreira, em um salário maior, entre outros. Mas, como será possível conciliar trabalho e estudo, ainda mais se a jornada for sempre corrida entre várias tarefas?

Por mais que pareça duro, é possível, sim, fazer os dois — e muito mais. O que acontece é que você vai precisar ser dinâmico, organizado e jamais deixar para depois o que tem que ser feito agora. Lembre-se de que estar trabalhando é ótimo, mas continuar os estudos é essencial! É importante não desistir de horas de lazer, diversão com a família, cuidados com a saúde etc.

Pensando em ajudá-la (o) com isso, listamos abaixo algumas dicas para conciliar trabalho e estudo, mas sempre pensando em manter uma boa qualidade de vida. Confira!

Tenha uma lista de tarefas

As listas sempre ajudam quem tem muitos afazeres diferentes, sabia? O ideal é colocar no papel tudo o que é preciso fazer e separar isso por dias e horários. Por exemplo: na segunda-feira de manhã, são as tarefas principais do trabalho que devem ser feitas. Já após o almoço, o bacana é checar como andam os resultados, entre outros. E, à noite, é hora da pós-graduação.

Faça o mesmo nos dias mais pesados, ou seja, com uma quantidade enorme de tarefas a serem feitas. Isso vai ajudar você a enxergar horários livres, ideais para equilibrar os dias mais atribulados.

Estabeleça prioridades

Com a lista de tarefa em mãos, chegou a hora de estabelecer prioridades. Mesmo que pareça difícil, você deve pensar claramente no que precisa ser feito com urgência ou que seja o começo de uma tarefa maior e complexa. Tenha sempre em mente o seguinte: o que posso fazer com calma depois e o que devo fazer sempre com maior prioridade? Isso vai ajudar!

Aprenda a abrir mão de algo

Sim, em uma jornada em que se precisa conciliar trabalho e estudo, não se pode esquecer que alguma coisa ficará de fora. Pode ser desde aqueles 10 minutinhos a mais na cama, ou até aquela parada na lanchonete para um lanchinho no meio da tarde. Para que você consiga ter um dia produtivo, talvez você tenha que abrir mão de pequenos momentos como esses.

Separe um tempo para ficar com a família

Essa é, sem dúvidas, uma das suas prioridades, viu? Nada de atropelar a sua vida pessoal pensando só em se dedicar à profissão. Afinal, se a sua família for a base para que você se sinta bem, motivado, querido etc, é essencial ter um tempo para eles. Que tal tentar jantar juntos, ao menos, duas vezes durante a semana? E o que acha de deixar sábado ou domingo para eles?

Pratique esportes

Talvez você esteja pensando: “conciliar trabalho e estudo já é difícil, imagina então tentar fazer esportes!”, certo? Mas, calma, você precisa de um momento assim, ainda mais porque o seu corpo vai exigir isso! Procure por esportes que também sejam relaxantes, como a natação. Mesmo que por apenas três vezes na semana durante 30 minutos, se dedicar a isso é importantíssimo.

Outra dica bem bacana é tentar correr ou fazer caminhadas durante a semana. Se você tiver tempo, praticar esses esportes logo pela manhã rendem um bom ânimo para o dia. Mas, logo após o trabalho ou a faculdade também pode ser interessante, já que você terá grandes chances de ter uma noite de sono bem tranquila e revigorante!

Não leve trabalho para casa

Com tantas tarefas na empresa, às vezes fica meio impossível não levar trabalho para casa? Pois comece agora mesmo a mudar este cenário! Esse tipo de atitude vai prejudicar você, tirar horas do seu descanso e ainda deixá-lo mais distante da família. Se for uma vez ou outra, tudo bem. Mas se isso se tornar frequente, vale a pena conversar com seu chefe e procurar uma solução.

Chegue um pouco antes para a aula

Sabe aqueles 15 minutos que você tem livres antes da pós ou MBA começarem? Use isso a seu favor! Uma boa dica é aproveitar e dar uma conferida no material da aula passada, para não ficar perdido ou acumular os estudos. Esse tempo também pode ser fundamental para que você reveja algumas dúvidas e as separe para conversar com o professor.

Conte com a ajuda de seus colegas

Na faculdade, contar com o suporte de colegas é essencial. Imagine que eles podem ajudar você a sanar dúvidas, a compartilhar materiais extras e até na produção de alguns projetos para a pós. Já no trabalho, seus colegas podem dar aquela forcinha extra nos períodos de prova ou até com algumas tarefas que você não conseguirá fazer por conta do tempo.

Tenha momentos de diversão

Com uma rotina repleta de tarefas que exigem muito de você, é normal que chegue um dia da semana que a sua vontade seja apenas uma: espairecer e se divertir. Por isso, não hesite em se permitir ter algumas horas para um happy hour com os amigos, um jantar com seu parceiro ou parceira, sair para a balada ou ir assistir a um bom filme no cinema.

Aqui, o que vale é seu bem-estar e ter esses momentos de diversão dão a você um ânimo a mais para enfrentar jornadas sempre muito produtivas. Mas, atenção: tem muita gente que mesmo nessas horas de lazer não desgruda do celular e do e-mail corporativo. É bom equilibrar bem isso e evitar essas escapadas, combinado?

Depois dessas dicas, ficará mais fácil para você se organizar e conciliar trabalho e estudo! Lembre-se de que apostar em uma pós-graduação ou MBA sempre é uma ótima escolha, sem contar que, com isso, você poderá aumentar o seu networking, conhecer novas pessoas e ainda potencializar seu rendimento no trabalho com novas habilidades! Invista!

Gostou? Então, aproveite e acompanhe sempre materiais interessantes como esse nas nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!