Quer ser promovido no trabalho? Veja o que falta para você!

As ambições profissionais são boas para que você desenvolva sua carreira e conquiste todas as metas e objetivos. Mas a tão sonhada promoção só chega se você se esforçar para conquistá-la com boas atitudes na empresa em que trabalha. Não importa se você tem objetivos de curto, médio ou longo prazo, qualquer um deles pode ser conquistado com uma mudança positiva em seu comportamento no trabalho.

Quer saber mais sobre como ser promovido no trabalho? Então, veja o que pode estar faltando em suas ações diárias!

Como ser promovido no trabalho

Para dar o primeiro passo em direção à sua promoção no trabalho, é preciso observar o que você está fazendo certo ou errado. As atitudes no ambiente profissional falam tudo sobre quem você é e o que quer alcançar. Por isso, analise as dicas a seguir e veja como ser promovido no trabalho com pequenas ações do dia a dia que trazem grandes conquistas com o tempo.

Tenha um bom comportamento

Aparência, postura e bons modos são diferenciais gritantes e decisivos para uma promoção no trabalho. Vista-se de acordo com o esperado da sua profissão e de acordo com os padrões da empresa. Tenha uma postura profissional (comprometido, organizado, pontual etc.) e seja educado com todas as pessoas à sua volta.

Não esqueça que, dependendo do cargo que você aspira, é preciso mostrar atitudes diferentes em seu comportamento. Para ser promovido para cargos de gerência, por exemplo, uma postura de liderança e confiança é o ideal. Para funções que exigem contato direto com clientes ou com funcionários, a facilidade para se comunicar com as pessoas é essencial.

Demonstre proatividade

Não é preciso esperar que alguém peça algo a você para, só então, tomar uma atitude. Proatividade é um requisito básico para ser promovido, pois é a prova de que você se dedica a tudo que faz, além de passar a sensação de confiança aos seus superiores.

Cargos mais altos precisam de pessoas proativas, já que envolvem tomadas de decisões, gerenciamento de equipes e tarefas, entre outras ações importantes.

A proatividade pode ser passada por meio de soluções para problemas que surgem no dia a dia e na disposição para executar tarefas que não fazem parte, necessariamente, da sua rotina de trabalho. Mas cuidado: tenha bom senso para não interferir em assuntos que não fazem parte da sua realidade no momento.

Seja transparente

É normal achar que os seus superiores sabem que você quer ser promovido no trabalho. Porém, nem sempre os líderes da empresa têm noção dos seus planos de carreira, do quanto você quer progredir junto a eles ou não.

Muitas pessoas aceitam um emprego como uma ponte para outro objetivo. Outras não planejam conquistar cargos mais altos ou continuar na mesma profissão por muito tempo. Então, é muito importante que você deixe claro o seu objetivo de continuar na empresa, progredir e, consequentemente, ser promovido.

Para ser transparente em relação a isso, há algumas formas: uma delas é com esforço. Colaboradores engajados são notados pelos superiores mais facilmente. Outra maneira é por meio da comunicação. Conheça seus colegas e seus líderes, troque ideias com eles sempre que possível e deixe transparecer a sua vontade de seguir em frente na empresa.

Vista a camisa

A expressão “vestir a camisa” tem a ver com assumir o compromisso, se engajar, dar o seu melhor pelo time. Se você quer ser promovido, precisa demonstrar o seu envolvimento com o trabalho, mostrando interesse em ajudar a equipe e contribuindo para o crescimento da empresa.

Para isso, realize as suas tarefas diárias com qualidade e agilidade. Dê sua opinião quando for necessário, faça sugestões de melhorias para problemas que você tenha observado. Em resumo: dedique-se 100% ao que você faz.

Encare novos desafios

Sempre que você mostra evolução, é comum que seus líderes procurem por novas tarefas ou funções para lhe passar. Não tenha medo de assumi-las. Além de você ganhar um voto de confiança, é a melhor maneira de mostrar que você não tem medo de encarar novos desafios. Afinal, o progresso profissional é isso: situações novas e inesperadas ao longo do tempo.

Assim que você aceitar um desafio, não esqueça de seguir a dica anterior, sobre a dedicação total. A coragem é uma coisa boa, mas ela precisa ser acompanhada da competência para que você de destaque de verdade.

Apaixone-se pelo que faz

Gostar do que faz é ótimo por dois motivos: você se engaja com facilidade e seu humor é muito melhor no ambiente de trabalho, pois sente prazer na atividade que exerce. Às vezes, as pessoas não começam amando o seu trabalho, mas apaixonam-se por ele com o tempo.

Se você já gosta do que faz, isso é muito bom! Assim será bem mais fácil seguir as dicas deste conteúdo e se destacar para conseguir uma promoção. Caso contrário, pense bem se é esse o caminho que você quer seguir profissionalmente.

Se você já está há um bom tempo na empresa e ainda não se sente bem exercendo suas funções, pode ser a hora certa para mudar o rumo da sua vida profissional. Afinal, nunca é tarde para mudanças que visam a melhorias!

Capacite-se

Para ser promovido, é fundamental ter conhecimento e prática. Você pode acrescentar e aprimorar habilidades profissionais com cursos, tirando suas dúvidas com seus líderes, lendo livros e blogs etc. Já a prática você conquista no dia a dia, se dedicando ao máximo em suas tarefas, sempre visando entregar o melhor.

Não espere que as pessoas venham até você para ensinar algo. Tenha vontade e iniciativa para buscar conhecimento e aprender mais a cada dia. Se capacitar envolve um conjunto de ações diárias que tornam o seu crescimento profissional mais rápido. Inclusive, você pode escolher um curso técnico ou superior para desenvolver competências e se destacar.

Essas são as principais atitudes que você precisa ter no ambiente profissional para se destacar. Se você seguir essas dicas, com certeza estará mais perto de conseguir alcançar suas ambições na carreira!

Agora que você já sabe como ser promovido no trabalho, entre em contato com a Faculdade Impacta para conhecer os cursos que podem te trazer mais conhecimento e mais um nível em sua profissão.