Jogos Digitais
graduação • Presencial
Jogos Digitais
Game Design, Arte e Programação
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O curso
O curso forma profissionais aptos a criar, projetar, implementar, testar e manter jogos digitais em plataformas diversas, incluindo a gestão de projetos. Poderá ainda avaliar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento, analisar jogos digitais, emitir pareceres, elaborar e desenvolver roteiros, cenários, personagens e mecânicas conforme as características de cada jogo.
Conteúdo do Curso
Semestre 01
O aluno começa a compreender o universo do desenvolvimento de jogos digitais, além de iniciar os módulos de Arte Visual e Áudio, Produção e Negócios e Programação de Jogos Digitais. Desenvolverá um primeiro jogo como projeto interdisciplinar, tendo uma experiência inicial com arte visual, programação e game design.
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Ambiente de Desenvolvimento de Jogos Digitais I
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- Conceito e funcionalidades de um game engine
- Visão geral de alguns game engine
- Pensamento computacional no desenvolvimento de jogos digitais
- Recursos e utilização de um game engine para desenvolvimento de protótipos e jogos digitais
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Arte 2D para Jogos Digitais
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- Necessidade e aplicação da arte 2D no desenvolvimento de jogos digitais
- Ferramentas utilizadas na criação da arte 2D para jogos digitais
- Conceitos e técnicas para desenvolvimento de arte 2D
- Práticas e projetos de arte 2D para jogos digitais
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Cultura, Folclore e Mitologia nos Jogos Digitais
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- O que é cultura, folclore e mitologia
- Mito, folclore, cultura oral e escrita
- Mitos e folclore nas ates e nos jogos digitais
- Mitologias clássica, indígena e afro-brasileira nos jogos digitais
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Introdução aos Jogos Digitais
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- Conceito de jogo e sua evolução
- Os elementos de um jogo digital
- O jogo digital e sua relação com o público-alvo
- A conexão dos jogos digitais com outras áreas
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Modelos de Negócios para Jogos Digitais
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- A relação entre os jogos digitais e o empreendedorismo
- Modelos de negócio e startups
- Desenvolvimento de plano de negócios
- Trabalhando storytelling
- O momento do pitch: o que fazer?
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Semestre 02
São iniciados os módulos de Arte Visual e Áudio e Design de Jogos e dada continuidade ao módulo de Programação de Jogos Digitais. Neste semestre haverá um segundo projeto interdisciplinar, quando os alunos desenvolverão um novo jogo e sua documentação, fortalecendo seu portfólio.
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Arte 3D para Jogos Digitais
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- Necessidade e aplicação da arte 3D no desenvolvimento de jogos digitais
- Ferramentas utilizadas na criação da arte 3D para jogos digitais
- Conceitos e técnicas para desenvolvimento de arte 3D
- Práticas e projetos de arte 3D para jogos digitais
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Áudio para Jogos Digitais
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- Importância do áudio para os jogos digitais
- Fundamentos de áudio para jogos digitais
- Ferramentas utilizadas na criação do áudio para jogos digitais
- Criação de trilhas, temas e efeitos sonoros para jogos digitais
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Design de Jogos I
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- Os mecanismos centrais e ferramentas de design com ênfase em jogos de mesa (analógicos)
- Escolha, tensão e sorte nos jogos
- Sistemas de aposta, time pressure e blefe
- Fluxo do jogo
- Balanceamento matemático
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Design de Personagens para Jogos Digitais
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- Introdução ao design de personagens, ideia original e propriedade intelectual
- Personagens jogáveis (PC) e Personagens não jogáveis (NPC)
- Teoria básica e aplicação no design de personagens
- Desenvolvimento conceitual de personagens
- Desenvolvimento visual de personagens
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Orientação a Objetos para Jogos Digitais
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- A programação orientada a objetos e sua utilização no desenvolvimento de jogos digitais
- Ambientes Integrados de Desenvolvimento (IDE)
- Estudo e aplicação dos princípios de programação orientada a objetos ao desenvolvimento de jogos digitais
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Semestre 03
Continuidade e aprofundamento nos módulos de Design e Programação de Jogos, além da produção de jogos digitais como preparação para o projeto Game Producing. Desenvolvimento de um novo jogo e sua documentação em um terceiro projeto interdisciplinar, integrando as competências e ampliando seu portfólio.
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Ambiente de Desenvolvimento de Jogos Digitais II
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- Elementos e características do game engine selecionado
- Interface do game engine e criação de projetos
- Planejamento das etapas de desenvolvimento
- Desenvolvimento de jogo com o game engine
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Design de Jogos II
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- Os mecanismos centrais e ferramentas de design com ênfase em jogos digitais
- Escolha, tensão e sorte nos jogos
- Sistemas de aposta, time pressure e blefe
- Fluxo do jogo
- Balanceamento matemático
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Game Level Design
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- Visão geral e teoria básica do level design
- Criação de um nível simples
- Conceitualização e ideias
- Level design avançado
- Design visual de níveis
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Jogos Digitais para Web
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- A World Wide Web e as tecnologias utilizadas no desenvolvimento de jogos para esse ambiente
- Ambiente de desenvolvimento
- Tecnologias client-side no desenvolvimento de um jogo para a Web
- Ambiente de hospedagem do jogo
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Processo de Produção de Jogos Digitais
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- Introdução e visão geral da produção de jogos
- Gestão e pessoas no projeto
- Relação com o game design
- Fechamento e definições finais
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Semestre 04
O ápice do módulo de Design de Jogos e continuação do módulo de Programação de Jogos. Inicia-se o projeto Game Producing, com a definição da temática do jogo, do seu conceito inicial, plataforma e público-alvo, além do trabalho no design do jogo, desenvolvimento de sua documentação e versão alpha.
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Game Producing: Concept e Design
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- Projeto integrante do Innovation Lab
- Definição da temática, conceito inicial, plataforma e público-alvo do jogo
- Fase de design do jogo, com a definição de mecânicas e outras características de projeto
- Desenvolvimento e entrega de versão alpha do jogo
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Interfaces para Jogos Digitais
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- Conceitos de interface e sua aplicação no desenvolvimento de jogos digitais
- Classificação dos elementos da interface
- Padrões funcionais e estéticos em interfaces
- Processo de produção de interfaces em jogos digitais
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Jogos Digitais para Dispositivos Móveis
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- Visão geral da plataforma
- Apresentação de ambientes de desenvolvimento
- Preocupações com interface e dispositivos
- Desenvolvimento de jogos digitais para dispositivos móveis
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Roteirização e Storyboard para Jogos Digitais
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- Fundamentos da roteirização para jogos digitais
- Detalhamento de personagens
- Elementos da história
- Tipos e microestrutura de cena
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Técnicas de Programação para Jogos Digitais
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- Conceitos de Engenharia de Software para jogos digitais
- Padrões de projeto
- Aprofundamento em orientação a objetos
- Refatoração de código
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Semestre 05
Na reta final do curso, o aluno conclui os módulos de Programação de Jogos e Produção e Negócios. Além disso, estuda temas emergentes e complementares da área. No projeto Game Producing, passará à implementação do jogo, finalizando com sua entrega, publicação e apresentação, tendo um grande jogo em seu portfólio.
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Estudos Complementares em Jogos Digitais
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- Estudo de tópicos emergentes na área (estado da arte)
- Aprofundamento e complementação de temas abordados em outras disciplinas
- Serious games, advergames e gamificação
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Game Producing: Art, Programming e Publishing
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- Projeto integrante do Innovation Lab
- Continuidade do desenvolvimento, com a criação da arte visual e áudio, programação, testes e implementação, além da publicação do jogo em loja online
- Apresentação do jogo
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Marketing para Jogos Digitais
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- Marketing e os jogos digitais
- Ferramentas essenciais
- Aprimoramento do processo
- Comunicação externa
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Qualidade e Testes para Jogos Digitais
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- Fundamentos de teste e QA
- Modelos de desenvolvimento, níveis e ferramentas para teste
- Ciclo de vida do jogo e os tipos de teste
- Planejamento de testes
- Gerenciamento de testes
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Tópicos de Programação para Jogos Digitais
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- Contexto de dado e informação no desenvolvimento de jogos
- Métodos de persistência de dados em jogos digitais
- Projeto de um modelo de dados para jogos digitais
- Implementação de mecanismos de persistência de dados em jogos digitais
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Curso é
indicado
O curso é voltado a todas as pessoas interessadas em desenvolver jogos digitais para diferentes plataformas (principalmente PC, Web e dispositivos móveis) e diferentes gêneros, não havendo pré-requisitos ou conhecimentos técnicos anteriores exigidos.
Também não é necessário que a pessoa jogue habitualmente ou mesmo seja hardcore gamer, mas que goste e queira desenvolver jogos em todo o seu potencial, que inclusive ultrapassa o entretenimento.
Principais Habilidades:
- Criatividade
- Design
- Inovação
- Comunicação
- Versatilidade

Salário médio para umprofissional deJogos Digitais

sua carreira
e o mercado de trabalhoHá muitas possibilidades de carreira no Brasil e no Exterior. Existem mais de 1000 estúdios brasileiros em atividade, nas diferentes regiões e em praticamente todos os estados.
Pode-se trabalhar de forma autônoma, atuando em projetos junto aos estúdios.
Outra possibilidade é a criação do próprio estúdio, desenvolvendo jogos autorais ou sob encomenda.
O trabalho remoto é uma realidade na indústria de jogos digitais, inclusive no Brasil e pode-se trabalhar dessa forma para empresas no Exterior.
Empresas de outros setores vem abrindo espaço para profissionais de desenvolvimento de jogos digitais, como, por exemplo, empresas de mídia, agências de publicidade e instituições de ensino, considerando as grandes possibilidades de aplicação dos jogos digitais.
Algumas ocupações comuns no mercado de trabalho incluem:
- Game designer
- Game programmer
- Game artist
- Sound designer
- Game producer
- Game tester
- Game developer
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Perguntas Frequentes
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Manhã - Das 8h00 às 11h40
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