4ª Feira de Carreiras - Faculdade Impacta

Sobre o Curso

O Curso tem o objetivo de capacitar profissionais em Design (User Experience) para atuar com técnicas, ferramentas, elaboração de hipóteses, pesquisas com o stakeholder e entender as melhores práticas do mercado. Desejamos promover uma sólida formação profissional para aqueles que desejam atuar com o design e experiência do cliente/usuário, e profissionais que atuam nos mercados de produto e tecnologia, com fluência nessas áreas, traçando estratégias de produto, gerando satisfação, antecipando as necessidades dos usuários para construir produtos aderentes aos objetivos do negócio e, com sustentabilidade, ética e viabilidade tecnológica.

O curso de UX Design & Digital Experience foi elaborado para atender as necessidades de profissionais que já atuam no mercado de tecnologia da informação, comunicação e design; e que estejam diretamente envolvidos com o processo de planejamento e desenvolvimento, com o processo de traçar estratégias de produto, gerando satisfação, antecipando as necessidades dos usuários para construir produtos aderentes aos objetivos do negócio e, com sustentabilidade, ética e viabilidade tecnológica.

A grade do curso foi pensada e redesenhada com base no livro The Elements of User Experience, de Jesse James Garrett lançado em 2012, que fala das camadas de UX, com o objetivo de estruturar o ensino da disciplina para o mercado e definir as bases do bom profissional de experiência do usuário. Acreditamos na importância de entender e conhecer o processo de projeto com foco no usuário e sua experiência, muito além do digital.

Acreditamos na importância e papel que temos na construção de um mercado mais maduro e na responsabilidade com a formação de nossos alunos, e futuros profissionais, dentro desse cenário. Ficamos felizes que tenham aceitado participar desse projeto.

*Os alunos inscritos no curso deverão portar notebook próprio com acesso à internet para participação das atividades em sala de aula.

A configuração mínima exigida para as aulas é: 

·       Processador mínimo: Intel Core i5 (desejável core i7);

·       Memória RAM mínima: 4GB (desejável 8GB);

·       Disco rígido mínimo: 350GB (desejável 500GB);

| Especialização |

Modalidade

Digital

Duração:

12 Meses

Dia e Hora:

Terça e Quinta (Aulas ao vivo por webconferência) | 19h às 23h | 

PRÓXIMA TURMA

08/03/2022

Investimento:

24x R$ 500,00*
Consulte condições

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

ou clique aqui para MAIS INFORMAÇÕES

CONTEÚDO ESPECÍFICO

  • Strategy for experience

    Welcome Class - 4h 

    • Aula de integração e boas vindas

    Business Strategy for experience

    Introduction to UX and emotional design - 16h

    Introdução ao universo da experiência do usuário e sua histórica ligada a tecnologia e design com foco no ser humano, trazendo a base da disciplina através dos famoso iceberg de UX com as camadas de experiência e a capacidade de nos fazer amar ou odiar produtos.

    • Elemento de UX (Garrett)

    • Interação Humano-Computador

    • Design Emocional

    • Design centrado no usuário

    Defining the business strategy - 16h

    Alinhar os objetivos do negócio no começo do processo é essencial, por isso vamos estudar como trazer todo o aprendizado realizado na construção da proposta de valor para definir critérios norteadores do negócio que vão permitir que façamos escolhas que conectem as necessidades do usuário com as do negócio e que ajudemos a construir produtos e serviços sustentáveis.

    • Alinhamento com stakeholders

    • Matriz CSD

    • Visão do Produto

    • Critérios norteadores e objetivos do negócio

    User Research and Product Discovery

    Understanding user needs - 20h

    Após entender o que o negócio espera e deseja precisamos buscar nos aprofundar em conhecer os desejos e necessidades de outra ponta da equação, que é o cliente. Aqui vamos desenvolver nossa capacidade de pesquisar e levantar dados sobre o cliente ou usuario que será a fonte de descisões orientadas pelo cliente.

    • Etnografia e pesquisas em UX/AI

    • Técnicas para entrevistas

    • Ferramentas de apoio

    • Mapa de afinidades

    User, customer and consumer: Mapping experiences - 20h

    Aqui vamos cosntruir nossa visão sobre quem atendemos com nossas soluções e quais perfis nosso público tem através do desenho das personas com suas características e que vão nos possibilitar ser mais empáticos com suas dores e reais necessidades, fazendo com que tomemos decisões focadas em solucionar o que realmente precisa ser resolvido. isso vai gerar mais valor nas duas pontas, de negócio e do ser humano, podendo proporcionar soluções mais inovadoras.

    Tenho realizado pesquisas e estruturado todo conhecimento do cliente agora vamos desenhar qual a jornada que donald Norman tanto fala que permeia todo o contato do cliente com nosso serviço, produto ou empresa. Aqui vamos começar a ter uma visão mais clara de em quais momentos nossas soluções estão causando mais atrito e dor, podendo assim corrigir e/ou oferecer novas soluções mais aderentes e que conquistem os clientes. O que eles fazem? Porque eles fazem? São perguntas que serão respondidas nesta fase.

    • Personas: introdução, conceitos e prática

    • Mapa de Empatia: introdução, conceito e utilização na construção de Personas

    • construção de Personas

    • Jornada do Usuário: introdução, conceito

    • O uso de Personas dentro da Jornada

    • Jobs to be done, Blueprints e diagramas

    • Features: conceito e técnicas de priorização

    Product Vision strategy

    Defining the product scope - 12h

    É fundamental, quando falamos de produtos digitais, sabermos definir no começo do projeto, muito antes de começarmos a construir algo, que tipo de funcionalidades este produto vai ter. Vamos conhecer como o mercado trabalha esta etapa através de outros profissionais envolvidos e vamos estudar duas formas de construir esses requisitos, da tradicional a mais nova.

    • Processos de Engenharia de Requisitos

    • Técnicas de Levantamento de Requisitos

    • Use cases

    • User Stories – Descrição de requisitos que humanos entende

    Content Strategy - 8h

    Ao contrário do que normalmente se pensa, o conteúdo de um produto ou serviço não é apenas o texto, mas toda a informação a qual o cliente será exposto, por isso definir estrategicamente, antes do começo da construção do produto, que tipo de conteúdo ou qual a forma de apresentação será utilizada é essencial para o desenho das próximas fases.

    • O que é content strategy?

    • Auditoria de conteúdo

    • Boas práticas e maiores desafios

    • Content Design

    • System Design
  • Usability and experimentation

    Usability and Findability for prototyping

    Usability: Easy to use products - 12h

    Um dos elementos mais estudados e celebrados na construção de produtos e serviços que tem como foco atender as expectativas do cliente também define de que forma o usuário vai se relacionar com nosso produto, podendo definir o sucesso ou fracasso. Aprender que não é algo subjetivo e pode ser controlado, até mesmo medido é fundamental para a entrega de uma boa experiência.

    • Heurísticas

    • Ease of Use - Facilidade no uso

    • Ease of Learning - Facilidade no aprendizado interfaces

    Information architecture or findability - 16h

    A encontrabilidade, ou findability, é a característica primária, antecendendo até mesmo a usabilidade, para oferecer uma expriência que atenda as expectativas do usuário, pois a utilidade e a facilidade de encontrar o que precisamos em um produto ou serviço é inegociável.

    • Conteúdo, contexto e usuário

    • Organização e Rotulação

    • Navegação

    • Sistemas de busca

    Navigation mapping and user flows - 8h

    Com uma visão das personas e grupos de usuário que nosso produto irá ajudar precisamos utilizar o mapeamento da jornada agora no nível do ponto de contato do produto, visando entender como o usuário vai caminhar dentro de nossa solução, assim impedindo que tenha frustrações na busca de informações ou realizações de tarefas.

    • Padrões e elementos básicos

    • Mapas de navegação

    • Fluxo de navegação

    • Fluxo de tarefa

    Wireframes and prototypes - 20h

    A utilização de wireframes em baixa ou média fidelidade possibilita o teste rápido e visualização simples porém eficaz do produto que será oferecido podendo ser utilizado para validar caminhos muito antes de ser realizado alguns gastos mais profundos, tanto financeiro quanto de tempo, assim validando com o cliente antes do lançamento.

    • O que é wireframe e pra que ele serve?

    • Níveis de fidelidade (baixa, média e alta)

    • Responsive design

    • Prototipação e ferramentas

    Visual Design and Design System

    Designing for user interaction - 12h

    Entender qual o passado dos conceitos de interação e como a interface se relaciona com o usuário, além de quais estímulos causa é essencial para que comecemos a realizar o desenho de fato. Entender padrões e modelos pode ajudar a orientar que guidelines serão utilizadas e que tipo de microinterações são necessárias. Aqui é onde a mágica da experiência digital acontece.

    • HCI x Design de interação

    • Processos do design de interação

    • Modelos conceituais

    • Lidando com erros do usuário

    Interface design and accessibility - 12h

    Existem diversos estudos que podem nos ajudar a desenhar interfaces fáceis, boas e simples que provoquem estímulos e gerem interações em todos usuários com a devida acessibilidade que padrões de construção oferecem.

    • Leis de UX

    • Design Patterns

    • Design Digital

    • Acessibilidade

    Design patterns and Design System - 12h

    A partir do momento que trabalhamos com um produto a escala de produção começa a ser discutida e aqui é que o design começa a buscar eficiência e eficácia dentro de seus objetivos de negócio e do usuário definidos anteriormente, onde o que realmente importa é a satisfação do cliente e a experiência causada. Por isso com o crescimento de equipes trabalhando no mesmo produto, as vezes na mesma tela que os guias padrões e sistemas se tornam essenciais.

    • Padronização e Consistência

    • Design System X Style Guide X Pattern Library

    • Sistema de pensamento e design escalonável

    • Como, onde e por que precisamos de um DS?

    Fundamentals of UX Writing - 8h

    Chegou a hora de aplicar a camada final da estratégia de conteúdo e proporcionar a melhor comunicação com o cliente, através de uma redação aderente ao modelo mental do usuário.

    • Taxonomia

    • A evolução das interfaces digitais

    • Webwriting
  • Product Measure and evaluate

    Product Measure and evaluate to Experimentation

    Interface and experience evaluation - 16h

    Após a construção da solução é necessário buscar a validação da ideia e verificar se ela atende as necessidades mapeadas gerando boas, e inesperadas, experiências ao cliente, para que possamos lançar ou, até mesmo, corrigir possíves desvios na solução final.

    • Conceito e Prática sobre Card Sorting

    • Testes de Usabilidade

    • Análise Heurística

    • Design quality assurance

    User satisfaction and UX metrics - 16h

    De nada adianta entregar soluções e produtos incríveis e aderentes a necessidade do usuário se não medirmos sua evolução, e até mesmo rejeição, dentro desse mercado V.U.C.A, por isso saber medir, analisar e que métricas são as ideais para o contexto de seu produto são fundamentais, pois a pesquisa e entendimento do cliente nunca acaba.

    • Como utilizar dados no processo de design

    • Frameworks de Analytics

    • Modelos de negócio e suas principais métricas

    • Métricas certas

    Aula de encerramento - 4h

Entenda o Módulo Executivo do MBA Impacta:

Em mercados cada vez mais competitivos, competências como liderança, inovação e empreendedorismo são fundamentais para profissionais de diferentes setores e cargos.

Montando seu próprio calendário de aulas, você desenvolve essas habilidades e ainda constrói networking aprendendo com alunos de diferentes turmas!

O que você vai aprender?

Sobre - Faculdade Impacta

Entenda o Módulo Experience Labs do MBA Impacta

O aprendizado prático e a experiência são fundamentais para o desenvolvimento profissional, seja ao aplicar o conteúdo adquirido em aula ou para expandir o seu conhecimento.

Durante o período de até 2 anos, você pode montar seu próprio calendário escolhendo quais Labs deseja fazer nas 64 horas obrigatórias de aulas online ao vivo que garantem Certificados!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Business Agility & Agile Methodologies
  • Coding
  • Digital Data Marketing & Growth Hacking
  • Big Data - Data Science
  • Artificial Intelligence & Chatbots Lab
  • Storytelling
  • Customer Experience (CX)
  • Design Thinking & Innovation Tools
  • People Branding & PNL
  • Tech Trends
  • Cyber Security & Hacking
  • DevOps & Cloud Computing

GOSTOU DE TODOS OS LABS? SÓ AQUI NA IMPACTA VOCÊ PODE APROVEITAR QUANTAS EXPERIÊNCIAS QUISER EM NOSSOS LABS PELO PERÍODO DE 2 ANOS!

Coordenador

Coordenador(a) Rafael Burity Pereira do Amaral

Rafael Burity Pereira do Amaral

Coordenador(a) do curso de UX Design & Digital Experience

 O prof. Rafael Burity Pereira do Amaral tem MBA em Arquitetura da Informação e UX-2017 pela Faculdade Impacta de Tecnologia - FIT em São Paulo, é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Veiga de Almeida, Técnico em processamento de Dados pelo Colégio Pedro II e em Desenho artístico e Histórias em Quadrinhos pelo Oberg.

 

 Possui 18 anos de carreira em design e mercado digital (InfoGlobo, Embraer, Santander, Boa Vista SCPC) atua há 5 anos como líder de times de design. Se dedica a ensinar e disseminar a cultura de UX, sendo um UX Evangelist, através palestras em grandes eventos (UX Conf BR,  The Developers Conference, São Paulo Tech Week, Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI), podcasts e youtube. Também é professor na ESPM Tech São Paulo, Digital House Brasil, onde ministra sobre Design Thinking, Business Design, Transformação Digital, Negócios, além de ser mentor de profissionais em migração de carreira e novos líderes.

 

Membro conselheiro do UXPA, User experience Professional Association, Capítulo Brasileiro em São Paulo, possui experiência consolidada em gestão de times de design em ambientes ágeis e tradicionais, facilitação de workshops e dinâmicas, construção e implantação de times e processos de produto e design.

Conteúdo

  • Competências Adquiridas

    ●      Realizar pesquisas com usuários, utilizando diversos métodos e ferramentas.

    ●      Definir requisitos e escopo de produtos com foco no usuário e sua experiência.

    ●      Avaliar a usabilidade e a acessibilidade de produtos digitais como sites, portais, sistemas, aplicativos, etc.

    ●      Projetar para a experiência do usuário, incluindo conteúdo, texto, interação, navegação, organização e busca.

    ●      Realizar experimentações e construir protótipos de produtos digitais com foco na inovação.

    ●      Medir e avaliar a experiência e usabilidade dos produtos digitais propondo evoluções e melhorias.

  • Mercado de Trabalho

     Pesquisa realizada pelo Panorama UX com foco no mercado de UX brasileiro, afirma que o mercado brasileiro tem seus UX designers distribuídos entre vários locais de trabalho, com tamanhos que variam de 26 a mais de 1000 colaboradores.

     Matérias em jornais e meios de comunicação afirmam que tem triplicado a busca por profissionais orientados ao usuário e também tem crescido a necessidade de líderes, devido ao surgimento de times estruturados e o alto investimento de empresas no mercado financeiro, saúde, automobilístico, etc.

     As possibilidades são inúmeras, desde consultorias de tecnologia e cultura, startups e empresas do mercado tech, até mesmo empresas tradicionais do mercado B2B. 77% trabalham no regime CLT e mais de 60% em empresas e startups, mas ainda existe um mercado forte em consultorias e atém mesmo como freelance e autônomos.

     Este mercado não para de crescer, se popularizando e sendo aceito por grandes empresas de desenvolvimento de TI. Isso porque milhares de empresas já perceberam os benefícios que trazem este profissional, obtendo um aumento exponencial na qualidade dos seus produtos/serviços e, consequentemente, mais lucros.

     Com o crescimento do mercado mobile, por exemplo, a experiência do usuário passou a ser ainda mais complexa e importante para as marcas, uma vez que ela norteia todos os pontos de contato do público-alvo com a marca.

  • Metodologia e Processo

    Processo leva a qualidade. Qualidade leva a bons resultados.

    O entendimento sobre a boa usabilidade existe em todos os objetos, uma vez que foram projetados. A experiência do usuário, portanto, é uma preocupação que permeia todo o ciclo de vida de todos os produtos, do desenvolvimento da ideia até o contínuo monitoramento e melhorias após ser lançado no mercado.

    Um processo de solução bem estruturado e flexível além de auxiliar o designer no seu dia a dia permite a ele:

    ●      Aplicar as melhores técnicas em cada uma das etapas do processo

    ●      Preservar recursos como tempo e dinheiro

    ●      Chegar a resultados ainda mais consistentes.

    Além disso, o profissional terá o conhecimento técnico para a aplicação de processos e métodos de concepção de serviços digitais e produtos que irão garantir a melhor experiência para o usuário.

  • Orientada ao Mercado

     Cada módulo é orientado à estimulação de construção de conhecimento teórico e prático que é direcionado para uma especialidade dentro do UX Design: pesquisa, escopo do produto, prototipação e design de interface, writing e avaliação da experiência.

     O MBA prepara o estudante para seguir carreira como especialista nessas especialidades, além de capacitá-lo a aplicar o conhecimento adquirido como consultor, designer, gerente de projetos ou gerente de produtos digitais.

  • Por que fazer esse curso?

     O produto digital cresceu no mundo.

     A experiência do usuário (UX) finalmente se tornou um fator-chave para moldar a forma como as empresas fazem negócios.

     Consequentemente, o mundo precisa de mais times que consigam construir todos esses sistemas todos.

  • Portfólio

     Cada módulo é construído onde cada disciplina leva o aluno a colocar em prática o aprendizado teórico desenvolvendo o seu portfólio em UX. Além de colocar a mão na massa, você vai aprender a trabalhar em equipes multidisciplinares com foco no resultado, como no mercado de trabalho.

  • Público-Alvo

     O curso é voltado para profissionais que atuam com produto, tecnologia, desenvolvimento de software, customer success, atendimento e relacionamento com o cliente, consultoria, design, employee experience, e-commerce ou profissionais que desejam atuar nessas posições em suas carreiras profissionais e aprimorar os seus conhecimentos em user experience, considerando a sua concepção e as suas práticas.

     Também faz parte do público-alvo deste curso, profissionais que atuam em funções relacionadas à comunicação, como jornalismo, redação publicitária, biblioteconomia, etc.

INSCRIÇÃO

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Investimento

24 parcelas**

Empresas conveniadas
e ex-alunos

Consulte condições*

Valor integral

R$ 500,00*

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes, válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no primeiro semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 vezes, a Faculdade Impacta permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica, concluindo o investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 12 meses.