Sobre o Curso

A carência de mão de obra em mecatrônica, programação, manutenção e operação de robôs industriais possibilitou o surgimento de uma nova profissão chamada pela nova indústria de “Robotista.” No atual cenário da indústria 4.0, a Robótica Industrial e Colaborativa estão sendo “vistas” como a única e melhor saída para proporcionar o aumento de produtividade, competitividade e esse profissional se torna indispensável.

A indústria mundial passa por um período de transformação sob a ótica de uma nova lógica de produção (do virtual para o real). É cada vez maior a necessidade de implantação de processos ágeis, eficientes e produtivos. Para isso, é preciso dar um salto tecnológico. 

Com a indústria 4.0 haverá um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, melhor utilização dos recursos e economia de energia, sendo, portanto, um sistema para auxiliar no desenvolvimento sustentável. Diante deste contexto e por acreditar na importância dessa área dentro da Engenharia Mecatrônica, o Instituto Avançado de Robótica – IAR desenvolveu o curso de pós-graduação lato senso (especialização) em Engenharia Robótica que aborda com profundidade o tema, que possibilita muita experiência prática dentro da unidade móvel do I.A.R. de alta tecnologia, que faz uso de softwares da SIEMENS PLM de última geração e que está revolucionando o segmento industrial. Seja um Perito em Engenharia Robótica® e especialize-se em um campo de conhecimento atual, inovador, em crescimento e com ampla inserção no mercado de trabalho brasileiro.

DIFERENÇAS ENTRE ÁREAS:

Engenharia de Controle e Automação: No Brasil, “ao pé da letra,”  o Art. 1 da resolução 427 de 05 de Março de 1999 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) discrimina as atividades profissionais do Engenheiro de Controle e Automação com o seguinte objetivo:

“Desempenho de atividades referente ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção e seus serviços afins relacionados.” Fonte: MEC e CONFEA.

Engenharia Mecatrônica: No Brasil, existe uma grande confusão com o termo “Mecatrônica”. O mais lamentável é que não existe esforço do MEC e CONFEA para regularizar essa modalidade de engenharia. Ela geralmente está associada à uma ênfase da Engenharia Elétrica, Mecânica ou afins. A boa notícia é que para a comunidade internacional tudo é muito bem definido e claro com o seguinte objetivo:

“É uma ciência multidisciplinar que combina sistemas avançados de engenharia mecânica, elétrica e computação. O manipulador robótico industrial é o melhor exemplo de produto mecatrônico.” Fonte: YASKAWA JAPAN (Tetsuro Mori, 1969 – Engenheiro Sênior quem criou o termo).

Engenharia Robótica®: No Brasil, não existe nenhum curso superior ou de pós-graduação que estuda esse novíssimo campo de engenharia; muito menos qualquer regulamentação do MEC, CONFEA ou outro órgão federal. O Instituto Avançado de Robótica – IAR através de sua reputação, experiência na indústria e sólidos conhecimentos em tecnologia, entrou com pedido de patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual sob Nº do Processo: 906638623) com o seguinte objetivo:

“Desenvolver mercados futuros, pesquisa aplicada e inovação para a indústria nas seguintes áreas: Robótica Educacional, Robótica Industrial, Robótica Biônica, Robótica Móvel, Robótica Colaborativa, Robótica Espacial, Robótica Médica, Robótica Humanoide, Robótica Aquática, Robótica Social, Inteligência Artificial e Ficção Científica.  Fonte: IAR (A Robótica irá recriar os empregos – Rogério Vitalli, – Criador do I.A.R.).

Parceria:

 

*Os alunos inscritos no curso deverão portar notebook próprio com acesso à internet para participação das atividades em sala de aula.

A configuração mínima exigida para as aulas é: 

  • Processador mínimo: Intel Core i5 (desejável Core i7);
  • Memória RAM mínima: 4GB (desejável 8GB);
  • Disco rígido mínimo: 350GB (desejável 500GB);
| Especialização |

Campus

CENFORPE-São Bernardo do Campo

Modalidade

Presencial

Duração:

15 Meses

Dia e Hora:

Terça-feira das | 19h00 às 23h20 |

 

 

Investimento:

18 X 1.350,00* 18 X 1.215,00*

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Conteúdo

  • Habilidades

    Soluções inovadoras em Engenharia Robótica
    Criatividade, flexibilidade e agilidade nos processos
    Qualificação em alto nível da mão de obra

  • Mercado de Trabalho

    O mercado de trabalho é promissor e necessita de mão de obra qualificada. Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Prognos para a Bitkom, cerca de 25% de todas as funções na indústria deverão ser substituídas por tecnologias de automação até 2025.

    Com a operação automatizada, surge a necessidade de profissionais que se dediquem à inovação, à melhoria dos controles e otimização dos processos. Na fábrica de Amberg, por exemplo, são implementadas, em média, 11,5 ideias por funcionário – o que gera ganhos de  até 40% em produtividade.

  • Metodologia Usada

    METODOLOGIA

    A metodologia consiste em aulas expositivas com docentes e especialistas de notório saber com ampla experiência na área de Robótica Industrial. As aulas práticas com retorno constante à teoria serão capazes de demonstrar problemas vivenciados na indústria. Serão empregados recursos com alto valor agregado através de licenças de softwares da SIEMENS PLM (ferramentas avançadas de manufatura e simulação dinâmica de robôs). Por fim, a inovação no método de ensino pretendido integra a resolução de problemas industriais dentro da unidade móvel avançada com alta tecnologia do Instituto Avançado de Robótica – IAR através de consultorias e pesquisa aplicada.

    INTERDISCIPLINARIDADE

    A correlação entre as disciplinas com os objetivos do programa; ambas estão alinhadas com os problemas reais do cotidiano do especialista em Engenharia Robótica®. Porém, a interdisciplinaridade acontece quando se aprofunda o conhecimento em áreas que possibilitam pesquisa e inovação através de temas atuais aos quais a tecnologia está no estado da arte. 

    ATIVIDADES COMPLEMENTARES

    As atividades complementares serão mandatórias e farão parte da experiência que este profissional precisa adquirir. Ela acontecerá através de palestras, workshops com especialistas, visitas guiadas às empresas do setor, montadoras automotivas, discussão de estudo de casos, feiras especializadas e consultorias com os profissionais do Instituto Avançado de Robótica – IAR.

  • Objetivo

    Objetivo Geral:

    Formar especialistas em Engenharia Robótica®, mão de obra altamente qualificada e carente no segmento de mecatrônica e automação industrial no cenário nacional.

    Objetivos Específicos:

    O especialista em Engenharia Robótica®, possuirá conhecimentos específicos e competência técnica para realizar uma análise crítica detalhada nas seguintes áreas: automação, manufatura e robótica avançadas. Esse profissional influenciará no processo de tomada de decisão para novos projetos mecatrônicos.  

  • Público-alvo

    O curso é voltado para profissionais com graduação completa em Engenharia ou Tecnologia apenas nas seguintes áreas: Mecatrônica (Controle e Automação), Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Computação, Produção, Mecatrônica Industrial e Automação Industrial.

  • Relevância do curso

    Fazer uma pós-graduação em Engenharia Robótica é estar preparado para o mercado do futuro. Nos países ricos, estima-se que 25% de todas as funções na indústria deverão ser substituídas por tecnologias de automação até 2025. Desta forma, preparar-se para estas  mudanças com um curso completo é o caminho ideal para não ficar de fora do mercado do futuro.

Coordenador

Rogério Vitalli

Coordenador(a) do curso de Engenharia Robótica

  • Engenheiro Mecatrônico
  • Mestre em Robótica Industrial ITA
  • Trabalhou com grupos de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Centro Técnico Aeroespacial (CTA), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP-FEG) e Faculdade de Engenharia Mecânica (UNICAMP-FEM)
  • Tem experiência na área de Mecatrônica Robótica Industrial, Modelagem e Simulação de Manipuladores Robóticos, Cinemática Direta, Cinemática Inversa e Jacobianos
  • Foi responsável pela Divisão de Pesquisa e Treinamento da MOTOMAN ROBÓTICA DO BRASIL e pelo Departamento de Projetos e Desenvolvimento da KUKA ROBOTER DO BRASIL
  • Atualmente é diretor executivo do Instituto Avançado de Robótica - I.A.R.
  • Examinador do Comitê da Banca de Mecatrônica da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK)

Grade do curso

Modelagem de Manipuladores Robóticos

Controle Clássico para Manipuladores Robóticos

Controle Avançado para Manipuladores Robóticos

Programação Básica de Robôs Industriais

Programação Avançada de Robôs Industriais

Manutenção Elétrica de Robôs Industriais

Manutenção Mecânica de Robôs Industriais

Tópicos Especiais em Robótica Industrial Avançada

Fundamentos de Indústria 4.0

TCC – EMPREENDEDOR (PLANO DE NEGÓCIOS)

Nossos Parceiros

Formulário de Inscrição

Investimento

Para matrículas com
desconto de pontualidade

18 X 1.215,00*

Empresas conveniadas
e ex-alunos

Consulte condições*

Valor integral

18 X 1.350,00*

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes, válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no primeiro semestre de 2018. Sujeito a alterações sem prévio aviso.