Sobre o Curso

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais é voltado às áreas da administração de empresas. Aqueles que concluem a graduação são considerados gestores empresariais, e estão aptos a atuar no mercado de trabalho.

O perfil empreendedor é uma das características mais marcantes do curso, pois são ensinadas técnicas para abrir o próprio negócio e fazê-lo crescer através de uma gestão competente e eficaz.

A graduação prepara você para conduzir o negócio de pequenas e médias empresas, liderar equipes, avaliar a concorrência e criar diferenciais competitivos dentro de uma organização. Além disso, você também irá aprender a lidar com questões comportamentais, solucionando problemas de comunicação e relacionamento.

 

Tecnólogo

Período:

Noturno | 19h00 às 22h40 |

Duração:

4 Semestres

Quanto vou investir no meu futuro?

*Este valor é referente ao Plano Estendido Impacta e a mensalidade pode sofrer alterações a cada semestre.

Matriz curricular

  • 1º Semestre

    • Comunicação e Expressão (EAD): 80 horas

      A fluência na língua materna possibilita a plena compreensão dos textos indicados e a excelência na produção cientifica. Aplicação prática da expressividade ao falar em público, com direcionamento acadêmico e empresarial. Desenvolvimento de textos corporativos e científicos. Leitura crítica e interpretativa. Elaboração de textos, permeados pela clareza, intencionalidade, coesão e coerência. Orientação para emprego da ABNT em produções científicas.

    • Fundamentos da Administração: 80 horas

      Apresenta conceitos básicos da administração das organizações, introduzindo  os ambientes externo e interno das organizações. No ambiente interno são abordados os processos básicos e as funções administrativas existentes nas empresas. Apresenta ainda as escolas da administração clássica, permitindo que ocorra a compreensão da influência que elas possuem dentro do cenário organizacional. Busca mostrar o ambiente organizacional e suas respectivas características operacionais e administrativas.

    • Macroeconomia: 80 horas

      A disciplina visa a oferecer ao aluno do curso de Administração, em perspectiva histórica e também prática, um panorama dos principais autores e escolas relacionados ao tema da macroeconomia, bem como o contato com as principais teorias relacionadas aos institutos da disciplina, tais como: determinação de renda, inflação, setor externo e distribuição de renda, com ênfase no caso brasileiro.

    • matemática aplicada: 80 horas

      Estudo de Coordenadas cartesianas, Funções polinomiais,  Funções de 1º e 2º Grau, Noções de gráficos,  Limites, Derivadas, Integrais, ferramentas do cálculo diferencial e integral aplicadas às empresas.

    • Modelos de Negócios e Empreendedorismo: 80 horas

      Oferecer aos alunos ferramentas para identificar e analisar ações empreendedoras e oportunidades de novos negócios bem como,  compreender a história dos empreendedores. Apresentar a importância da pequena e média empresa, as dificuldades que enfrentam, os modelos de negócios que existem. Desenvolver a compreensão quanto às start-ups, franquias, born globals (internacionalização de empresas).

    • Pensamento Crítico e Ética: 80 horas

      Análise propositiva da estrutura de enunciados, a partir do instrumental da lógica formal e da lógica informal, para conhecimento e descrição das regras elementares do discurso. Aprofundamento reflexivo e crítico voltado para dilemas e questões éticas que envolvam o vínculo prático do âmbito institucional e da convivência humana em geral. Discussão em classe e leitura de obras dedicadas à problematização ética do indivíduo e da sociedade, tendo em vista noções clássicas de justo e injusto, bem e mal, certo e errado, bem como a de seus desdobramentos contemporâneos (códigos de ética e de conduta, responsabilidade social, sustentabilidade).

    • Subtotal: 480 horas
  • 2º Semestre

    • Análise Exploratória de Dados: 80 horas

      Introdução à análise de dados, tipos de Dados, análise Univariada., medidas de Localização ou Tendência Central, medidas de Dispersão, técnicas de Visualização Univariada, análise Bivariada, técnicas de Visualização Bivariada, correlação. Regressão Linear.

    • Cálculo: 80 horas

      Estudo dos principais conceitos da matemática básica com ênfase nas aplicações de oferta e de demanda; modelagem de problemas; construção, análise de gráficos e análise econômica. Introdução ao cálculo diferencial partindo de noções de limites, derivadas e suas aplicações. Introdução ao cálculo integral e suas aplicações em situações administrativo-econômicas.

    • Contabilidade Finaceira: 80 horas

      Abordagem de contabilidade financeira, permitindo a identificação e caracterização das principais demonstrações financeiras para o controle da organização. Análise das técnicas das demonstrações financeiras, identificando  a confiabilidade destes dados fortalecendo os preceitos essenciais da empresa como,  honestidade, ética e equidade. Conceitos básicos da contabilidade financeira, desenvolvendo para o administrador uma visão alternativa da empresa e tomada de decisões. Entender os métodos de elaboração do Fluxo de Caixa.

    • Libras: 40 horas

      Aquisição de uma nova língua: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

      Oferecer o conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras. Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.

    • Microeconomia: 80 horas

      Busca lançar as bases para o entendimento empresarial  em termos técnicos. A empresa vista como ente econômico essencial na formação do mercado, possuidora de mecanismos e características próprias e peculiares. Diferenciando-se do ambiente macroeconômico, a economia da empresa trata das variáveis unitárias como o comportamento individual do cada consumidor e seus mecanismos básicos como demanda, elasticidade, custos e produção. Tratados em profundidade esses conhecimentos formam o corpo teórico da Economia de Empresas, também identificados como teoria microeconômica ou teoria da firma.

    • Raciocínio Analítico : 40 horas

      Desenvolver a capacidade do aluno, ler, escrever e pensar de maneira sustentável e crítica, no que diz respeito aos aspectos informais dos argumentos.  Desenvolver a habilidade de estruturar um argumento apresentado em discurso escrito ou oral, sua capacidade de reconhecer os recursos argumentativos nele presentes e,  o senso crítico para avaliá-los.

    • Sociedade e Política: 40 horas

      Áreas constitutivas das Ciências Sociais: Sociologia: estuda o homem e o universo sociocultural, analise das inter-relações entre os diversos fenômenos sociais, impactos que o uso da tecnologia causa na sociedade, do desenvolvimento e geração de riqueza considerando o uso adequado dos recursos naturais e da formação e evolução da sociedade brasileira com ênfase nas relações étnico-raciais e no papel das diferentes etnias nesse processo. 

    • Sociedade e Sustentabilidade: 40 horas

      Identificar o papel do administrador de empresa no século XXI, considerando  a fundamentação teórica, sob uma ótica de desenvolvimento sustentável, vislumbrando Organizações em equilíbrio Econômico-financeiro e que respeitem a sociedade e o meio ambiente. Desenvolver competências, para compreender o mundo a seu redor e propor alternativas menos danosas ao meio ambiente e a sociedade, sempre com a premissa da saúde financeira da Organização, bem como, de oportunidade de negócios.

    • Subtotal: 480 horas
  • 3º Semestre

    • Comportamento Organizacional: 40 horas

      O comportamento  organizacional comportamento dos indivíduos e dos grupos.  As dimensões individual e interpessoal: personalidade, percepção e atribuição; valores e atitudes; motivação; vínculos com a organização. Papéis e estilos gerenciais, comunicação e tipos de liderança As dimensões grupal e organizacional: clima e cultura organizacional. Poder e conflito nas organizações. Cultura organizacional.

    • Contabilidade Gerencial: 80 horas

      Conceitos básicos e fundamentais da contabilidade gerencial, como instrumento de gestão empresarial. Conhecer as técnicas de elaboração, análise e interpretação das demonstrações contábeis a fim de coletar informações e dados contábeis para a tomada de decisão. O administrador deve saber ao final como e onde usar as seguintes ferramentas: balancetes, balanço patrimonial, demonstrativo do resultado do exercício e demonstrações de origens e aplicação de recursos.

    • Gestão de Projetos e Programas: 80 horas

      Fundamentos da Gestão de Projetos: Introdução e Histórico; Benefícios do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos; Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Gráficos de Controle, Work-flow. Gerenciamento de Stakeholders. O sucesso do projeto depende ainda do acerto da escolha da metodologia adequada, PMI, ITIL, COBIT, CMMI, ISO 10006, PRINCE2. IPMA. Governança Corporativa.

    • Inteligência de Negócios: 80 horas

      Apresentar e discutir conceitos de administração da informação, informação estratégica e sua aplicabilidade ao mundo de negócios. Apresentar padrões e técnicas para o uso dos diversos sistemas de apoio a decisão estratégica baseados em Data Mart, Data Warehouse e Data Mining.

    • Matemática Financeira: 40 horas

      Conceitos fundamentais de matemática financeira e comercial, visando a aplicação destes como instrumentos para o processo de análise e tomada de decisões financeiras nas empresas. Procura, também, desenvolver o raciocínio lógico, bem como auxiliar na compreensão e interpretação das tendências de mercado e de suas mudanças. Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. Real e nominal. Rendas. Tipos de taxas. Operação de descontos. Sequência de pagamentos. Amortização de dívidas. Sistemas de empréstimos. Anuidades. Capitalização. Correção Monetária. Amortização de débitos. Comparação entre alternativas de investimentos. Depreciação. Custos operacionais. Preço atual. Preço futuro.

    • Modelagem de Processos de Negócios: 80 horas

      Preparar o profissional para ter a visão estratégica do negócio, preparando-o desta forma,  para intervir na organização por meio das ações próprias do analista, tais como, formatar, definir o design da estrutura organizacional e racionalização de processos. Demonstrar as ferramentas para a  produtividade: fluxograma, organogramas, funcionograma, “layout – arranjo físico. 

    • Subtotal: 400 horas
  • 4º Semestre

    • Administração Financeira: 80 horas

      As funções do Administrador Financeiro. Significado e objetivo da gestão financeira. Gestão do ativo circulante. Gestão do Passivo Circulante. Fontes de recursos a longo prazo. Política de Dividendos. Formação de preços de vendas. Factoring. Planejamento Financeiro e Orçamento.

    • Estratégia Organizacional: 80 horas

      Contextualização e definição de estratégia, ambiente interno externo das organizações. As escolas e as tipologias de estratégia. Etapas para a formulação, implementação e acompanhamento das estratégias e visão sistêmica da organização. Analise do papel estratégico do desenho organizacional  e seu contexto competitivo com  o foco na dinâmica da mudança organizacional.

    • Gestão de Marketing: 80 horas

      Compreender as dimensões estratégicas e táticas do marketing e integrá-las na busca de uma posição competitiva sustentável no mercado, utilizando suas principais ferramentas: Fundamentos de Marketing, Inteligência e Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Administração Estratégica de Marketing, Produtos, Serviços, Comunicação Integrada de Marketing, Preço, Distribuição e Varejo, Sistemas de Relacionamento Marketing Global, Desafios e tendências para o Marketing.

    • Gestão de Operações: 80 horas

      Compreender as dimensões estratégicas e táticas do marketing e integrá-las na busca de uma posição competitiva sustentável no mercado, utilizando suas principais ferramentas: Fundamentos de Marketing, Inteligência e Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Administração Estratégica de Marketing, Produtos, Serviços, Comunicação Integrada de Marketing, Preço, Distribuição e Varejo, Sistemas de Relacionamento Marketing Global, Desafios e tendências para o Marketing.

    • Gestão Estratégica de Pessoas: 80 horas

      A competitividade das empresas vem sendo exigida constantemente e, para ter sucesso a área de Gestão de Pessoas vem se transformando a cada dia, sendo  seu principal desafio  acompanhar a evolução e a forma como se administram as empresas em uma economia cada vez mais globalizada. Torna-se indispensável considerar a extensão do papel estratégico, determinado pela acessibilidade às informações e ao gerenciamento de pessoas, os direitos Humanos, tendo como desafio: atrair e captar, reter e desenvolver profissionais, remunerar, avaliar desempenho, motivação e liderança na empresa e sua importância estratégica no atual contexto de negócios.

    • Subtotal: 400 horas

Ementa do Curso, faça o download ou clique no link para visualizar.

Coordenador

Francesca Romanelli

Coordenador(a) do curso de Processos Gerenciais

  • Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Pós-Graduada em Planejamento Empresarial
  • Extensão Universitária em Análise de Sistemas
  • Professora universitária cursos de graduação e MBA
  • Experiência na área de gestão empresarial, reestruturação organizacional, mapeamento de processos e implementação de sistemas em empresas dos ramos industrial e de prestação de serviços

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é promissor em razão da necessidade de profissionais das áreas de gestão de pessoas, marketing, finanças e logística, o que garante um cenário diversificado no momento da busca por um emprego. O profissional graduado em Processos Gerenciais pode atuar em pequenas, médias ou grandes empresas, tanto públicas quanto privadas, relacionadas ao comércio, serviços ou à indústria. Entre as funções que pode desempenhar em uma organização, estão: gerente de diversas áreas, analista de negócios, analista de mercado, analista de projetos e analista de resultados.

Perfil do Aluno

O curso é voltado àqueles que têm espírito de liderança e gostam de empreender. O aluno que faz Processos Gerenciais quer se tornar um agente transformador na sociedade e nas empresas através da definição das melhores estratégias e da utilização das novas tecnologias na resolução de problemas nas organizações.

Prêmios e Reconhecimentos

Os cursos da Faculdade Impacta são todos reconhecidos pelo MEC. A graduação de Tecnologia em Processos Gerenciais tem nota 4 em Conceito de Curso (nota máxima de São Paulo).

Diferenciais do Curso

O curso elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.

Você desenvolve habilidades para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações e tomadas de decisão nos contextos econômico, político, cultural e social.

Você estará preparado para situações novas e emergentes, fortalecendo a articulação da teoria com a prática.

A graduação valoriza e exerce as pesquisas individual e coletiva a fim de subsidiar o profissional para desenvolver o processo gerencial.

Você aprende a analisar demonstrações financeiras e a elaborar estudos de viabilidade para o processo de tomada de decisão nas instituições.

O curso é certificado pela European Foundation for Management Development (EFMD), com o selo CEL, que avalia e certifica a qualidade dos programas das escolas de negócios. É o primeiro curso de graduação no mundo a ser certificado pela EFMD com este selo.

INSCRIÇÃO

Você é portador de deficiência?

Edital 2019, faça o download ou clique no link para visualizar.

?

Se você prestou o ENEM a partir de 2010, você pode usar sua nota para ingressar na Impacta.

?

Caso você já tenha concluído uma ou mais graduações e queira ingressar em outra, essa é a sua opção ideal.

?

Essa escolha é para quem está prestando a 1ª Graduação e não fez o ENEM a partir de 2010. Você pode escolher a prova agendada ou presencial.

USE SUA NOTA DO ENEM

Se você prestou o ENEM a partir de 2010, você pode usar a sua nota para ingressar na Impacta.

Você receberá um e-mail informando se a sua solicitação foi aprovada ou não. Em caso positivo, um consultor entrará em contato com você para finalizar a matrícula.

2º GRADUAÇÃO

Caso você já tenha concluído uma ou mais graduações e queira ingressar em outra, essa é a sua opção ideal.

Em breve você receberá um e-mail solicitando que apresente na Secretaria a documentação que comprova a sua conclusão em um curso de graduação. Após isso, um consultor entrará em contato para finalizar a sua matrícula.

VESTIBULAR

Essa escolha é para quem está prestando a 1º Graduação e não fez o ENEM a partir de 2010. Você pode escolher a prova agendada ou presencial.

Taxa de inscrição: R$ 50,00

*A taxa de inscrição para o Vestibular é de R$ 50,00. Informamos que este valor não será devolvido por desistência do candidato ou ausência no dia do processo seletivo

Perguntas Frequentes

Sim. Todos os cursos da Faculdade Impacta são reconhecidos pelo MEC com avaliações excelentes, inclusive com conceitos máximos em vários quesitos.

Sim. O alto nível de empregabilidade é uma das principais características da Faculdade Impacta, que é reconhecida pelas maiores empresas do País, em que seus alunos garantem posições de destaque no mercado de trabalho após o término do curso.

Não, mas pode ingressar nos cursos de graduação da Faculdade Impacta com o resultado do ENEM, sem ter que fazer a prova do Vestibular. É só fazer a inscrição “ingresso via ENEM” e entregar o resultado no site http://account.impacta.edu.br/candidato/candidato.php. Para o Processo Seletivo aceitaremos os resultados de 2009 e posteriores.

Aqueles que possuem diploma estão isentos da realização do vestibular. Caso o aluno queira, poderá solicitar análise de grade para eliminação de disciplina, entregando histórico escolar e conteúdo programático.

Sim. No momento a Faculdade tem o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD.

Para os outros cursos, as aulas são presenciais de segunda a sexta-feira. Porém, desde já os candidatos devem ficar cientes de que algumas atividades acadêmicas das grades desses cursos poderão ser online.

  • ProUni
  • Fies
  • Empresas conveniadas
  • Aproveitamento de estudos
  • Antecipação de pagamento - Pontualidade

Manhã  - Das 8h00 às 11h40 

Noite - Das 19 às 22h40

 Clique aqui e fale conosco ou pelo telefone (11) 3254-8300

Você precisa de mais informações? Preencha abaixo

Nossos Parceiros

Saiba mais sobre o curso de Eventos neste infográfico.

Preencha as informações abaixo e faça o download do material

Plano Estendido
Impacta

Mensalidade**

A Impacta estende o parcelamento em até 3 anos.

Importante: É um parcelamento e não um financiamento, portanto não há juros, intermediação bancária ou fiador.

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento
em 2 anos

Mensalidade**

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Vagas Limitadas

Plano Estendido
Impacta

Mensalidade**

R$ 404,17

R$ 383,96

A Impacta estende o parcelamento em até 3 anos.

Importante: É um parcelamento e não um financiamento, portanto não há juros, intermediação bancária ou fiador.

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento
em 2 anos

Mensalidade**

R$ 606,25

R$ 515,31

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Vagas Limitadas