Sobre o Curso

O curso de Produção Multimídia é voltado para os setores criativos, oferecendo ensino de qualidade e disciplinas focadas nas demandas atuais e futuras do crescente mercado das mídias convergentes (imagem, som e texto).

O conhecimento adquirido no curso poderá ser aplicado em projetos no mercado de comunicação visual, direção de arte, design gráfico, criação de apps, conteúdos digitais para internet, infográficos, ilustração, comunicação interativa impressa e eletrônica, animações 2D e 3D, interfaces gráficas para WEB ou para dispositivos digitais mobile, entre outros.  

O curso oferece uma formação abrangente baseada na fundamentação teórica e prática para efetiva aplicação do conhecimento no campo do Design Digital, Multimídia, Artes Criativas e Comunicação. Para complementar a prática, o tecnólogo em Produção Multimídia terá à disposição laboratórios, atelier de experimentação, estúdio de fotografia e vídeo.

Tecnólogo

Período:

Noturno | 19h00 às 22h40 |

Duração:

4 Semestres

Quanto vou investir no meu futuro?

*Este valor é referente ao Plano Estendido Impacta e a mensalidade pode sofrer alterações a cada semestre.

Matriz curricular

  • 1º Semestre

    • Comunicação e Expressão: 80 horas

      Nesta disciplina serão discutidas as noções de texto e contexto, repensando as atuais possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias O hipertexto será definido, caracterizado e problematizado, buscando-se com isso verificar quais são as especificidades desse formato textual. Discutiremos os gêneros e tipos textuais, apresentaremos as potencialidades criativas promovidas pelas amplas e fecundas relações intertextuais. Exploraremos os diversos suportes midiáticos e suas especificidades. 

       

    • Filosofia: 80 horas

      Introdução à Filosofia. As origens da Filosofia Ocidental: do mito à razão. Os problemas dos primeiros filósofos. A Filosofia Moderna e o racionalismo cartesiano. A “crise da razão” e a “crítica à consciência”. Campos da reflexão filosófica: a Estética. Problemas da Estética. Arte e técnica. Introdução à Teoria Crítica: o conceito de indústria cultural. Introdução ao pensamento de Vilém Flusser.

    • Processo Criativo: 80 horas

      Pesquisar a evolução da imagem para o raciocínio projetual, juntamente com as alternativas que viabilizem o processo de criação no design, utilizando o desenho como princípio gerador de formas. Estudo da composição de formas, linhas, equilíbrio, harmonia, massa, textura, volume e cor. Definir modelos adequados ao mercado e conceber trabalhos variados nas áreas de design gráfico e de mídia digital. Criação e desenvolvimento de produtos para briefings específicos.

    • Storytelling: 40 horas

      A disciplina abordará de forma teórica e através de exercícios de prática textual, a elaboração de roteiros que terão como foco principal as ações de marketing digital. Conceituará as principais práticas de storytelling e suas aplicações nos meios digitais e tradicionais. Trabalharemos a elaboração e a execução de campanhas digitais através da construção de narrativas e a conceituação de público alvo dentro das diversas formas de geração de conteúdo e gênero narrativo presentes no meio comunicativo.

    • Teoria da Cor: 80 horas

      O desenho e o entendimento da cor serão discutidos, aqui, sob o ponto de vista dos estudos sobre os processos de criação. Proporcionar aos alunos um entendimento sobre o significado da cor pigmento e da cor luz, suas propriedades químicas, efeitos, transformações, influências, modelos de representações e suas relações com as aplicações gráficas, atualizando-os e capacitando-os no uso da cor no mundo gráfico e digital.

    • Tipografia: 80 horas

      História e evolução. Nomenclatura e classificação dos tipos. A tipografia como meio de criação e expressão.

    • Subtotal: 440 horas
  • 2º Semestre

    • Computação Gráfica: 80 horas

      Apresentação das origens e da definição de Computação Gráfica. Estudo de técnicas para modelagem e representação de objetos geométricos utilizados em aplicações Computação Gráfica. Estudo de algoritmos de Processamento de Imagens, incluindo aquisição e segmentação, aplicação de filtros e transformações. Estudo de algoritmos de visão computacional para representação e detecção de forma de objetos e de análise de movimento em imagens. Estudo das etapas do processo de visualização bidimensional. Estudo das etapas do processo de visualização tridimensional e da geração de imagens realistas através de técnicas de remoção de elementos ocultos, iluminação e aplicação de texturas e cores.

    • Fotografia Digital: 80 horas

      Breve história do desenvolvimento técnico e tecnológico da fotografia. Semelhanças, distinções e características do filme fotográfico e da fotografia digital.

    • Gamificação: 80 horas

      GAMIFICAÇÃO - 80 HORAS

      Desenvolver briefings e projetos voltados para mídia integrada, pesquisar a evolução da imagem para o raciocínio projetual, juntamente com as alternativas que viabilizem o processo de criação no design, utilizando o desenho como princípio gerador de formas, linhas, equilíbrio, harmonia, volume. Conhecer e executar os elementos essenciais para a compreensão da gramática da comunicação visual.

      Definir e pensar modelos adequados ao mercado atual para conceber trabalhos variados nas áreas de web design, design gráfico e de mídia digital. Criação e desenvolvimento de proposta de comunicação nos variados suportes multimidiáticos.

    • Libras: 40 horas

      Aquisição de uma nova língua: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

      Oferecer o conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras. Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.

    • Marketing Digital e Mídias Sociais: 40 horas

      Compreensão das estratégias e cenários do marketing aplicado à ambientes digitais e redes sociais. Formulação de planejamento estratégico para concepção e execução de campanhas online. SEM, SEO e formatos de mídia convencional. Ciclo de feedback social e Groundswell como modelos de estudo e análise em redes sociais.

    • Novas Mídias: 40 horas

      A disciplina pretende levar o aluno, em aulas expositivas atividades em grupo, a um maior conhecimento das trajetórias das diferentes tecnologias aplicadas ao mundo digital, bem como suas correlações comportamentais e sociais.

    • Sociedade e Sustentabilidade: 40 horas

      Identificar o papel do administrador de empresa no século XXI, considerando  a fundamentação teórica, sob uma ótica de desenvolvimento sustentável, vislumbrando Organizações em equilíbrio Econômico-financeiro e que respeitem a sociedade e o meio ambiente. Desenvolver competências, para compreender o mundo a seu redor e propor alternativas menos danosas ao meio ambiente e a sociedade, sempre com a premissa da saúde financeira da Organização, bem como, de oportunidade de negócios.

    • Subtotal: 400 horas
  • 3º Semestre

    • Criação e Produção Web: 40 horas

      Princípios de web design. Criação e produção de web sites. Entender o processo de construção de WEB sites, compreendendo do desenho à publicação. Aspectos técnicos da produção digital para Internet e usabilidade. Ferramentas para edição de HTML. Utilização do CSS e principais softwares de criação e produção de projetos publicitários para Web. Aspectos técnicos da produção digital para internet.

    • Design de Informação: 40 horas

      Conceituação e fundamentação do design da informação. Princípios do design, estrutura e organização visual em documentos gráficos e interface. Direção e criação em mídia digital. Análise do design da informação em suportes digitais.

    • Direção de Arte: 80 horas

      Metodologias de trabalho e processo criativo para a direção de arte. Elementos da linguagem visual, luz, cor, fotografia, animação, composição e tipografia. Proporcionar ao aluno o conhecimento dos elementos que compõem a direção de arte – cenografia, figurino, maquiagem e caracterização e suas aplicações na produção audiovisual e multimídia.

    • Modelagem 3D: 80 horas

      Permitir a troca de informação com profissionais da área de modelagem 3D. Executar projetos na condição de generalista 3D. Adquirir a capacidade de avaliar a qualidade de uma modelagem 3D com base em referências e/ou projetos de natureza similar.

    • Produção Audiovisual: 80 horas

      A disciplina abordará de forma prática e teórica a produção audiovisual. A partir de aulas expositivas e exercícios desenvolvidos em aula, busca-se fornecer aos alunos as principais ferramentas para a elaboração, execução e finalização de produtos audiovisuais, levando em conta a coerência das técnicas empregadas em relação a sua parte conceitual e produtiva.

    • Semiótica: 80 horas

      Introduzir fundamentos da semiótica no campo do design, estratificados entre arte, cultura e comunicação visual: discussão da relação objeto x material, artefato x produto e procedimento do design; a relação com as mídias; design no contexto da sociedade contemporânea; cultura de mercado e novas tecnologias. Promover a capacidade de reflexão crítica sobre signo, estimulando a reflexão no desenvolvimento do Design.

    • Subtotal: 400 horas
  • 4º Semestre

    • Aplicativo Mobile e Internet: 40 horas

      Compreender os conceitos formais e abstratos dos softwares para a Internet móvel. Dispositivos móveis e redes de comunicação. Planejando o desenvolvimento de aplicativos. Usabilidade móvel. APPs e sites móveis. Web Design Responsivo: HTML e CSS para sites móveis. XHTML e HTML5. Introdução ao desenvolvimento de Apps nativos em plataformas Android, Apple e Windows Phone.

    • Cibercultura: 80 horas

      A construção hipermidiática e as relações entre os elementos constituintes para criação de produtos hipermidiáticos. Conceitos e técnicas de roteirização das hipermídias. Conceitos e técnicas para o desenvolvimento de produtos hipermidiáticos.

    • Design Thinking: 40 horas

      Desenvolver habilidades do que compõe o chamado “pensamento de design” com o escopo de criar um mindset para busca ativa por criação e inovação como forma de organização do pensamento não somente para a área de tecnologia, mas também para as áreas da cultura, artes, sociedade, biologia, engenharia e educação. Conhecer e aprender as três grandes aplicações do Design Thinking que geralmente estimulam uma equipe a adotar essa perspectiva: abordagem de inovação, como metodologia para solução de problemas e como estratégia de ensino-aprendizagem; a exploração do fator humano; e a descrição e execução do processo de Design Thinking.

    • Efeitos Especiais: 80 horas

      A disciplina abordará de forma prática e teórica os princípios da pós-produção audiovisual. A partir de aulas expositivas e exercícios desenvolvidos em aula, busca-se fornecer aos alunos as principais ferramentas para a elaboração, execução (composição e aplicação de efeitos) e finalização de produtos audiovisuais, levando em conta a coerência das técnicas empregadas em relação a sua parte conceitual e produtiva.

    • Linguagem Sonora: 80 horas

      A disciplina apresenta a evolução da tecnologia aplicada ao design sonoro em projetos multimídia. Serão oferecidos subsídios para que os alunos possam criar e editar trilhas sonoras em softwares de edição de áudio.

    • OPE (Oficina Projeto Empresa) EAD : 80 horas

      A Oficina Projeto Empresa (OPE) é um projeto interdisciplinar iniciado no terceiro semestre e que se estende até o quarto semestre do curso. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um relatório e um produto multimídia. A temática é livre, desde que se utilize de softwares aprendidos no decorrer do curso, e os alunos contam com a orientação de docente designado em cada fase do projeto.

    • Subtotal: 400 horas

Ementa do Curso, faça o download ou clique no link para visualizar.

Coordenador

Ayao Okamoto

Coordenador(a) do curso de Produção Multimídia

  • Graduado em Artes Visuais FAAP
  • Mestre e Doutor em Poéticas Visuais Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)
  • Artista visual e professor
  • Experiência como docente FAAP, FITO e PUC-SP
  • Experiência nas áreas de design, arte/tecnologia e comunicação

Mercado de Trabalho

Com a constante evolução tecnológica da indústria multimídia e digital, o mercado de trabalho cresce exponencialmente para este profissional apto.

Uma das principais vantagens de uma carreira na área de Produção Multimídia é toda a variedade de oportunidades disponíveis, desde home office à agências de comunicação e marketing, produtoras de cinema e vídeo, terceiro setor, emissoras de TV e assessorias de comunicação, que são alguns dos segmentos que mais buscam o produtor multimídia, além do espaço que a internet proporciona.

Pode-se também atuar no mercado da economia criativa, viabilizando e oferecendo consultorias para projetos no universo digital, assessorias para profissionais liberais e empresas de comunicação, agências de publicidade, produtoras de vídeo, editoras gráficas, estúdios de fotografia, provedores de acesso, estúdios de design e departamentos de comunicação digital.

Perfil do Aluno

O aluno que pretende cursar Produção Multimídia deve ter interesse em trabalhar com criação em ambientes colaborativos, gostar de tecnologia, design, cultura digital, inovação e empreendedorismo. Dominar algumas ferramentas de computação e gostar de elaborar textos e de criar conteúdos audiovisuais são as principais características do perfil deste aluno.

A área de Multimídia exige versatilidade e permitem diversos perfis de habilidades, acolhendo produtores em áudio e vídeo, fotografia, ilustração, design, programação, marketing, entre outros.

Prêmios e Reconhecimentos

Os cursos da Faculdade Impacta são todos reconhecidos pelo MEC. A graduação de Produção Multimídia  tem nota 3 em Conceito de Curso do ENADE.

Diferenciais do Curso

O curso tem como foco a utilização de recursos tecnológicos como parte fundamental de estratégias corporativas e dos negócios.

Você será preparado para enfrentar os desafios apresentados pelas rápidas transformações dos mercados da tecnologia.

80% dos professores têm mais de 10 anos de atuação profissional na área.

Com metodologias de aprendizado prático e real (Aprendizado Baseado em Problemas - PBL), você entende sobre Gestão de Projetos, utilizando conceitos e melhores práticas do PMI - Project Management Institute.  

Na Impacta, você cria o seu próprio negócio. Durante o curso, você vai trabalhar no seu próprio projeto, desde a ideia inicial até o lançamento da sua empresa no mercado.

INSCRIÇÃO

Você é portador de deficiência?

Edital 2019, faça o download ou clique no link para visualizar.

?

Se você prestou o ENEM a partir de 2010, você pode usar sua nota para ingressar na Impacta.

?

Caso você já tenha concluído uma ou mais graduações e queira ingressar em outra, essa é a sua opção ideal.

?

Essa escolha é para quem está prestando a 1ª Graduação e não fez o ENEM a partir de 2010. Você pode escolher a prova agendada ou presencial.

USE SUA NOTA DO ENEM

Se você prestou o ENEM a partir de 2010, você pode usar a sua nota para ingressar na Impacta.

Você receberá um e-mail informando se a sua solicitação foi aprovada ou não. Em caso positivo, um consultor entrará em contato com você para finalizar a matrícula.

2º GRADUAÇÃO

Caso você já tenha concluído uma ou mais graduações e queira ingressar em outra, essa é a sua opção ideal.

Em breve você receberá um e-mail solicitando que apresente na Secretaria a documentação que comprova a sua conclusão em um curso de graduação. Após isso, um consultor entrará em contato para finalizar a sua matrícula.

VESTIBULAR

Essa escolha é para quem está prestando a 1º Graduação e não fez o ENEM a partir de 2010. Você pode escolher a prova agendada ou presencial.

Taxa de inscrição: R$ 50,00

*A taxa de inscrição para o Vestibular é de R$ 50,00. Informamos que este valor não será devolvido por desistência do candidato ou ausência no dia do processo seletivo

Perguntas Frequentes

Sim. Todos os cursos da Faculdade Impacta são reconhecidos pelo MEC com avaliações excelentes, inclusive com conceitos máximos em vários quesitos.

Sim. O alto nível de empregabilidade é uma das principais características da Faculdade Impacta, que é reconhecida pelas maiores empresas do País, em que seus alunos garantem posições de destaque no mercado de trabalho após o término do curso.

Não, mas pode ingressar nos cursos de graduação da Faculdade Impacta com o resultado do ENEM, sem ter que fazer a prova do Vestibular. É só fazer a inscrição “ingresso via ENEM” e entregar o resultado no site http://account.impacta.edu.br/candidato/candidato.php. Para o Processo Seletivo aceitaremos os resultados de 2009 e posteriores.

Aqueles que possuem diploma estão isentos da realização do vestibular. Caso o aluno queira, poderá solicitar análise de grade para eliminação de disciplina, entregando histórico escolar e conteúdo programático.

Sim. No momento a Faculdade tem o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD.

Para os outros cursos, as aulas são presenciais de segunda a sexta-feira. Porém, desde já os candidatos devem ficar cientes de que algumas atividades acadêmicas das grades desses cursos poderão ser online.

  • ProUni
  • Fies
  • Empresas conveniadas
  • Aproveitamento de estudos
  • Antecipação de pagamento - Pontualidade

Manhã  - Das 8h00 às 11h40 

Noite - Das 19 às 22h40

 Clique aqui e fale conosco ou pelo telefone (11) 3254-8300

Você precisa de mais informações? Preencha abaixo

Nossos Parceiros

Saiba mais sobre o curso de Eventos neste infográfico.

Preencha as informações abaixo e faça o download do material

Plano Estendido
Impacta

Mensalidade**

A Impacta estende o parcelamento em até 3 anos.

Importante: É um parcelamento e não um financiamento, portanto não há juros, intermediação bancária ou fiador.

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento
em 2 anos

Mensalidade**

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Vagas Limitadas

Plano Estendido
Impacta

Mensalidade**

R$ 730,00

R$ 620,50

A Impacta estende o parcelamento em até 3 anos.

Importante: É um parcelamento e não um financiamento, portanto não há juros, intermediação bancária ou fiador.

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento
em 2 anos

Mensalidade**

R$ 1095,00

R$ 876,00

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Vagas Limitadas