Sobre o Curso

Cada vez mais as empresas precisam lidar com diferentes tipos de redes, como Wi-Fi, intranet, dispositivos móveis conectados, entre outros. Com o curso de Redes de Computadores, o aluno estará preparado para analisar, projetar, instalar e administrar soluções para sistemas eficientes e seguros em projetos de redes locais e de longa distância.

Aprende-se a realizar controles de tráfego e implementar tecnologias de segurança para garantir o bom funcionamento dos sistemas de comunicação de dados, com competência para atuar em empresas de pequeno e grande porte.

O aluno terá uma visão abrangente da área, em que vai aprender os conceitos em laboratório, desenvolver as habilidades de diagnóstico e implementar e administrar a infraestrutura e serviços de redes.

 

 Parceria Cisco

Além de tudo o que o curso oferece, o aluno poderá desfrutar dos benefícios da importante parceria que a Faculdade Impacta firmou com a CISCO Networking Academy.

A parceria prevê conteúdo gratuito em plataforma digital dos produtos CISCO para alunos da Faculdade Impacta.

Estão inclusos material didático, ementas, planos de aula, acesso gratuito a plataforma de ensino LMS, ferramentas de simulação, atualização periódica de conteúdos e vouchers de desconto em certificações.

Essas certificações têm peso importante no mercado de trabalho e são consideradas um grande diferencial.

Além disso, o aluno poderá se preparar para algumas certificações da CISCO enquanto estuda para o curso de Redes de Computadores.

logo cisco 

Tecnólogo

Período:

Matutino | 08h00 às 11h40 |
Noturno | 19h00 às 22h40 |

Duração:

4 Semestres

Quanto vou investir no meu futuro?

*Este valor é referente ao Plano Estendido Impacta e a mensalidade pode sofrer alterações a cada semestre.

Matriz curricular

  • 1º Semestre

    • Administração de Redes e Sistemas: 80 horas

      Histórico e evolução do sistema operacional Windows para servidores. Instalação do Windows Server. Conceitos de grupos de trabalho e controlador de domínio, estrutura lógica do domínios, florestas e árvores. Serviços de resolução de nomes. Fundamentos e administração básica sobre Active Directory. Cotas de disco. Administração de grupos e contas de usuários, criação e utilização de scripts de logon de usuários. Diretivas de grupo. Serviço de Configuração dinâmica de endereços (DHCP). Auditoria de eventos.

    • Arquitetura de Redes de Computadores: 80 horas

      Introdução a comunicação de dados. Topologia de redes, tipos de enlace, meios de transmissão (Fundamentos teóricos de transmissão. Meios físicos; propriedades dos sinais; tipos e modos de transmissão), modos de transmissão, modulação, comutação, arquitetura de rede, software/hardware de rede, modelo de referência OSI, serviços, camadas e protocolos; funções de cada camada. Características da Arquitetura TCP/IP. Componentes básicos de uma rede. Introdução a Redes locais, longa distância e alta velocidade, sem fio e satélite; Endereçamento e configuração de host. Padrões ieee 802.

    • Cabeamento Estruturado: 80 horas

      Introdução aos sistemas de cabeamento estruturado. Transmissão de dados em redes de computadores. Sistema de cabeamento estruturado. Interferência entre circuitos. Normas de cabeamento estruturado. Normas EIA/TIA (Electric Industries Association / Telecommunications Industries Association). Norma EIA/TIA 568A – Cabeamento Estruturado. Norma EIA/TIA 569 – Passagens e espaços. EIA/TIA 606 – Infraestrutura de edifícios comerciais. EIA/TIA 607 – Aterramento. EIA/TIA 570 – Edifícios residenciais. Planejamento e projeto de sistemas estruturados usando a abordagem top-down.

    • Comunicação e Expressão (EAD): 80 horas

      A fluência na língua materna possibilita a plena compreensão dos textos indicados e a excelência na produção cientifica. Aplicação prática da expressividade ao falar em público, com direcionamento acadêmico e empresarial. Desenvolvimento de textos corporativos e científicos. Leitura crítica e interpretativa. Elaboração de textos, permeados pela clareza, intencionalidade, coesão e coerência. Orientação para emprego da ABNT em produções científicas.

    • Fundamentos de Sistemas Operacionais: 40 horas

      A evolução dos Sistemas Operacionais. Conceito de Processo. Gerência de Processos/Processador. Comunicação, Concorrência e Sincronização de Processos. Gerenciamento de Memória: Memória Virtual, Paginação, Segmentação e Swap. Gerenciamento de Arquivos. Gerenciamento de Dispositivos de Entrada e Saída.

    • Introdução a Internet das Coisas - IOT: 80 horas

      Introdução à computação ubíqua. Desenvolvimento de soluções IoT. Tipos de transdutores, sensores e atuadores. Componentes básicos do computador e dispositivos de Internet das coisas (Arduino). Funcionalidades dos subsistemas de memória, unidade central de processamento, barramentos e sistema de entrada/saída. Processos, sistemas de arquivos e drivers.

    • Libras: 40 horas

      Aquisição de uma nova língua: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

      Oferecer o conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras. Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.

    • Programação em Redes: 80 horas

      Desenvolver conceitos básicos da Lógica de Programação; Entender as etapas de geração de um programa; criando um programa; Analisar e Entender código SQL; fundamentos de modelos de dados relacionais; gerando dump de base de dados.

    • Subtotal: 560 horas
  • 2º Semestre

    • Administração de Redes e Sistemas Operacionais Livres: 40 horas

      Entender os conceitos básicos de administração de configurações e serviços de redes em sistemas operacionais da plataforma Linux. Compreender os conceitos de tecnologias de serviços de redes em ambientes computacionais distribuídos. Desenvolver de forma geral os requisitos necessários para configuração de serviços de redes e suas correlações dentro de um ambiente de rede distribuído. Saber conceitualmente o funcionamento dos principais serviços de redes utilizados na plataforma Linux.

    • Ambiente de Desenvolvimento e Operação -DevOps: 80 horas

      Gerenciamento e Configuração de Mudanças. Instalação e configuração de ambientes operacionais e ferramentas em máquinas virtuais, local e em nuvem: Sistema Operacional, Compilador / Interpretador, Ambientes de Testes de Unidade. Git / GitHub, Servidor de Aplicação e wikis. Utilizando os ambientes criados para a especificação e codificação da OPE.

       

    • Gestão de Projetos: 40 horas

      Introdução à gestão tradicional de projetos. PMI. PMI. Agile Mindset. Manifesto Ágil. Gestão Ágil de Projetos (SCRUM): Gerência de time autogerenciável e os papéis. Time-boxes. Sprint. Planning meeting. Review meeting. feedback. Retrospectiva e daily scrum. Scrum Master. Práticas Scrum.

    • Gestão de TI: 80 horas

      Introdução a Gestão de TI. Caracteristicas e diferenças entre Gestão de Serviços e Gestão de TI; Gerenciamento de serviços com base no conjunto de melhores práticas baseado no ITIL (Information Technology Infrastructure Library Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação). ISO 20000.

    • OPE1 - Oficina de Projeto Empresa 1: 40 horas

      Apresentação da proposta e objetivos da OPE (OFICINA DE PROJETOS EM EMPRESAS). Definição do problema e sua respectiva solução. Criação e gerenciamento do plano de projetos. Elaboração do projeto, definição do problema e a solução para o cliente.

    • Redes de Longa Distância: 40 horas

      Definições das redes Longa Distância, Tecnologias e protocolos de redes WAN, configuração de protocolos WAN e apresentação de novos protocolos para redes metropolitanas (MAN), serviços de acesso remoto.

    • Routing: 80 horas

      Arquitetura dos roteadores, boas práticas de configuração, Sistemas Operacionais dos Roteadores, fundamentação sobre roteamento manual e automático, protocolos de roteamento dinâmicos.

    • Segurança em Infraestrutura: 80 horas

      Entender os conceitos básicos de Segurança da Informação; Saber da importância da postura ética e profissional ao tratar de assuntos relacionados à Segurança da Informação; Entender as diversas topologias de rede utilizadas para a proteção de dados; identificar vulnerabilidades simples em um ambiente de rede. Conhecer os principais tipos de ataques a infraestrutura de redes. Conceitos os tipos de Firewall (Filtro de pacotes, aplicação e inspeção de estados). Conceitos de criptografia simétrica e assimétrica. Certificado e assinatura digital.

       

    • Subtotal: 480 horas
  • 3º Semestre

    • Comunicação de Dados: 40 horas

      Conceitos básicos de sinais de dados aplicados aos sistemas de transmissão e os tipos de sinais existentes e suas diferenças, assim como parâmetros e comportamento dos sistemas de comunicação.

       

    • Diagnóstico e Gerenciamento de Redes: 80 horas

      Entender os conceitos básicos de administração de configurações e serviços de redes e de protocolos de Gerenciamento de Redes; compreender os conceitos de tecnologias de Gerenciamento de Redes e o Gerenciamento alinhado aos negócios; analisar de forma geral incidentes na Infraestrutura de TI; desenvolver o Gerenciamento de Infraestrutura utilizando ferramentas existentes no mercado e também a avaliação da ferramenta que atenderá a sua necessidade.

    • Legislação e Ética: 40 horas

      Direito Digital. Propriedade Intelectual em especial Direito Autoral. Lei de Software. Princípios Gerais do Direito do Consumidor. Licitações e Contratos de Informática. Tributação de Software e de Serviços de Informática. Ética Profissional: Regulação Profissional.

    • Libras: 40 horas

      Aquisição de uma nova língua: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

      Oferecer o conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras. Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.

    • OPE 2 - Oficina Projeto de Empesa 2 : 40 horas

      Conjunto de oficinas e atividades visando a entrega e o acompanhamento das tarefas acordadas no projeto.

    • Redes Convergentes: 80 horas

      Tecnologias e tipos de redes convergentes, tais como: dados, voz e vídeo. Arquitetura das redes atuais e das redes futuras para convergência de voz. Voz sobre IP (VoIP). Codificadores de voz. Arquitetura H.323: Gateway, Gatekeeper, Terminais H.323, MCU. Protocolos H.323, TCP, UDP e IP. Arquitetura VoIP da IETF: MGCP, MEGACO, SIP, SDP, CRTP, RTP, RTSP. Outros protocolos: IAX. Exemplos de serviços de redes convergentes.Serviços de vídeo: HTDV, TV interativa, Vídeo sob demanda (VoD) e streaming de vídeo. Qualidade de Serviço (QoS): Necessidade de QoS, técnicas e mecanismos, cálculo de largura de banda, IntServ, DiffServ

       

    • Segurança em Sistemas: 80 horas

      Ser capaz de entender os conceitos de segurança de sistemas da informação bem como manter um ambiente de desenvolvimento seguro e estável. Ser capaz de aplicar as técnicas de desenvolvimento de software seguro, seguindo padrões ou metodologias pré-estabelecidas. Ser capaz de identificar eventuais discrepâncias em modelos de desenvolvimento de sistemas otimizando os mesmo para que sejam desenvolvidos de forma segura e dinâmica.

    • Sociedade e Sustentabilidade: 40 horas

      Identificar o papel do administrador de empresa no século XXI, considerando  a fundamentação teórica, sob uma ótica de desenvolvimento sustentável, vislumbrando Organizações em equilíbrio Econômico-financeiro e que respeitem a sociedade e o meio ambiente. Desenvolver competências, para compreender o mundo a seu redor e propor alternativas menos danosas ao meio ambiente e a sociedade, sempre com a premissa da saúde financeira da Organização, bem como, de oportunidade de negócios.

    • Switching: 80 horas

      Arquitetura dos switches, boas práticas de configuração, conceituação de Redes Locais Virtuais (VLANs) e seus protocolos, Spanning-Tree Protocol (STP), Agregação de Links e roteamento entre VLANs.

       

    • Subtotal: 520 horas
  • 4º Semestre

    • Auditoria e Controle em TI: 40 horas

      Evolução da área de TI na organização. As questões de TI que afetam as organizações. O alinhamento entre estratégia corporativa e TI. Conceitos de governança corporativa e governança de TI. A necessidade de controles para a governança de TI. O uso do cobit na governança de TI. Estrutura do cobit objetivos de controle, práticas de controle, diretrizes de gerenciamento, diretrizes de auditoria.

    • Computação em Nuvem: 80 horas

      Introdução a Computação em Nuvem. Princípios da Computação em Nuvem. Conceitos, vantagens, desvantagens e características. Arquitetura da Computação em Nuvem: Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service - IaaS ). Plataforma como Serviço (Platform as a Service - PaaS ) e Software como Serviço (Software as a Service - SaaS ). Segurança no armazenamento de dados em Computação em Nuvem.

       

    • Comunicações Móveis: 80 horas

      Desenvolver conceitos básicos de rádio propagação e de tecnologias de redes sem fio. Inteirar-se de problemas de instalação, segurança e aspectos tecnológicos de comunicações móveis. Desenvolver a implantação de redes sem fio.

    • OPE 3 - Oficina Projeto de Empesa 3: 120 horas

      Conjunto de oficinas e atividades realizadas ao final do curso, visando propiciar vivência do aluno em ambiente real de trabalho. Entrega do projeto e sua respectiva solução.

    • Redes IPV6: 80 horas

      Protocolos IPv6 e ICMPv6. Coexistência e transição do IPv4 para IPv6. Roteamento, serviços e segurança no IPv6.

    • Serviços em Redes de Computadores: 80 horas

      Configuração de Servidor de Nomes, Servidor DHCP, Servidor de Armazenamento de Arquivos, Configuração de Servidor de Transferência de Arquivos, e Servidor Web. Vulnerabilidades em serviços de redes.

    • Tópicos Especiais em Redes de Computadores: 40 horas

      Indústria 4.0. Redes SDN. Redes de sensores. Kit comercial para desenvolvimento IoT. Laboratórios de Construção de Módulos. Desenvolvimento de projeto sistema IOT para aplicação em contexto de indústria 4.0

    • Subtotal: 520 horas

Ementa do Curso, faça o download ou clique no link para visualizar.

Coordenador

Bruno Luis Soares de Lima

Coordenador(a) do curso de Redes de Computadores

  • Doutorado em Engenharia Elétrica na área de automação elétrica Escola Politécnica da USP 
  • Mestre em Engenharia Elétrica Escola Politécnica da USP 
  • Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sensores, automação, redes de sensores, internet das coisas e dispositivos semicondutores
  • Atua há 10 anos como consultor em pesquisa e desenvolvimento de projetos de sistemas de  automação e monitoramento da geração, transmissão e distribuição de energia
  • Atuou em projetos de clientes como AES Eletropaulo, Petrobras, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), Companhia Energética de São Paulo (CESP) e Energias de Portugal (EDP)
  • 12 anos de experiência como professor de cursos superiores área de Engenharia, Tecnologia e Sistemas de Informação

Mercado de Trabalho

A procura por profissionais desta área só cresce. De acordo com a Softex, até 2020 o Brasil terá um déficit de cerca de 480 mil profissionais de tecnologia da informação (TI). Portanto, há um mar de oportunidades a ser desbravado por quem se preparar.


As oportunidades de trabalho estão distribuídas por áreas de TI de empresas públicas e privadas, empresas de telecomunicações e provedores de acesso. O profissional também pode atuar como autônomo.


As principais áreas de atuação são: Analista de Redes, Supervisor de Redes de Computadores, Supervisor Técnico em Configuração e Manutenção de Redes de Computadores, Gerente de Suporte de Redes, Arquiteto de Redes Fixas e Redes Móveis, Administrador de Sistemas Operacionais e Analista de Segurança de Redes.

Perfil do Aluno

Entre as principais competências para ingressar nesta carreira, estar “antenado” nas inovações tecnológicas é uma das mais importantes.

As profissões da área de TI, como é o caso do profissional formado em Redes de Computadores, exigem atualização constante de conhecimento das tecnologias que surgem e se renovam. É importante ainda gostar de lidar com aparelhos eletrônicos e de internet.

Prêmios e Reconhecimentos

Os cursos da Faculdade Impacta são todos reconhecidos pelo MEC. A graduação de Redes de Computadores tem nota 3 em Conceito de Curso do ENADE (4° maior nota de São Paulo).

Diferenciais do Curso

Você conta com o Laboratório de Análise de Vírus, em parceria com a empresa MakroSystems, onde você pode acompanhar, na prática, o funcionamento de um laboratório de segurança da informação.

Foco em Segurança da Informação através do Laboratório de Análise de Rastreamento Web. Você tem a oportunidade de realizar pesquisas e atividades que permitem a observação de quais tecnologias são mais populares no rastreamento da navegação dos usuários na internet.


Na Impacta, você cria o seu próprio negócio. Durante o curso, você vai trabalhar no seu próprio projeto, desde a ideia inicial até o lançamento da sua empresa no mercado.

Ao longo do curso você ainda receberá quatro certificações de qualificação profissional distintas:

- Certificado de qualificação profissional em Suporte Técnico a Redes;

- Certificado de qualificação profissional em Routing e Switching;

- Certificado de qualificação profissional em Administração de Serviços de Redes;

- Certificado de qualificação profissional em Gerenciamento de Redes.

INSCRIÇÃO

Você é portador de deficiência?

Edital 2019, faça o download ou clique no link para visualizar.

?

Se você prestou o ENEM a partir de 2010, você pode usar sua nota para ingressar na Impacta.

?

Caso você já tenha concluído uma ou mais graduações e queira ingressar em outra, essa é a sua opção ideal.

?

Essa escolha é para quem está prestando a 1ª Graduação e não fez o ENEM a partir de 2010. Você pode escolher a prova agendada ou presencial.

USE SUA NOTA DO ENEM

Se você prestou o ENEM a partir de 2010, você pode usar a sua nota para ingressar na Impacta.

Você receberá um e-mail informando se a sua solicitação foi aprovada ou não. Em caso positivo, um consultor entrará em contato com você para finalizar a matrícula.

2º GRADUAÇÃO

Caso você já tenha concluído uma ou mais graduações e queira ingressar em outra, essa é a sua opção ideal.

Em breve você receberá um e-mail solicitando que apresente na Secretaria a documentação que comprova a sua conclusão em um curso de graduação. Após isso, um consultor entrará em contato para finalizar a sua matrícula.

VESTIBULAR

Essa escolha é para quem está prestando a 1º Graduação e não fez o ENEM a partir de 2010. Você pode escolher a prova agendada ou presencial.

Taxa de inscrição: R$ 50,00

*A taxa de inscrição para o Vestibular é de R$ 50,00. Informamos que este valor não será devolvido por desistência do candidato ou ausência no dia do processo seletivo

Perguntas Frequentes

Sim. Todos os cursos da Faculdade Impacta são reconhecidos pelo MEC com avaliações excelentes, inclusive com conceitos máximos em vários quesitos.

Sim. O alto nível de empregabilidade é uma das principais características da Faculdade Impacta, que é reconhecida pelas maiores empresas do País, em que seus alunos garantem posições de destaque no mercado de trabalho após o término do curso.

Não, mas pode ingressar nos cursos de graduação da Faculdade Impacta com o resultado do ENEM, sem ter que fazer a prova do Vestibular. É só fazer a inscrição “ingresso via ENEM” e entregar o resultado no site http://account.impacta.edu.br/candidato/candidato.php. Para o Processo Seletivo aceitaremos os resultados de 2009 e posteriores.

Aqueles que possuem diploma estão isentos da realização do vestibular. Caso o aluno queira, poderá solicitar análise de grade para eliminação de disciplina, entregando histórico escolar e conteúdo programático.

Sim. No momento a Faculdade tem o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD.

Para os outros cursos, as aulas são presenciais de segunda a sexta-feira. Porém, desde já os candidatos devem ficar cientes de que algumas atividades acadêmicas das grades desses cursos poderão ser online.

  • ProUni
  • Fies
  • Empresas conveniadas
  • Aproveitamento de estudos
  • Antecipação de pagamento - Pontualidade

Manhã  - Das 8h00 às 11h40 

Noite - Das 19 às 22h40

 Clique aqui e fale conosco ou pelo telefone (11) 3254-8300

Você precisa de mais informações? Preencha abaixo

Nossos Parceiros

Saiba mais sobre o curso de Eventos neste infográfico.

Preencha as informações abaixo e faça o download do material

Plano Estendido
Impacta

Mensalidade**

R$ 646,67

R$549,66

A Impacta estende o parcelamento em até 3 anos.

Importante: É um parcelamento e não um financiamento, portanto não há juros, intermediação bancária ou fiador.

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento
em 2 anos

Mensalidade**

R$ 970,00

R$ 679,00

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Vagas Limitadas

Plano Estendido
Impacta

Mensalidade**

R$ 730,00

R$ 620,50

A Impacta estende o parcelamento em até 3 anos.

Importante: É um parcelamento e não um financiamento, portanto não há juros, intermediação bancária ou fiador.

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Plano de Pagamento
em 2 anos

Mensalidade**

R$ 1095,00

R$ 766,50

* Sujeito a alteração.

** Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

Vagas Limitadas