4ª Feira de Carreiras - Faculdade Impacta

Sobre o Curso

O Curso de UX Design & Digital Experience tem o objetivo de capacitar profissionais em Design User Experience para entender e aplicar as melhores práticas do mercado com técnicas, ferramentas, elaboração de hipóteses e pesquisas com o stakeholder.

O MBA visa promover uma sólida formação profissional para aqueles que desejam atuar com design e experiência do cliente/usuário e aos profissionais que atuam com produtos e tecnologia.

O profissional será capaz de traçar estratégias de produto, gerando satisfação e antecipando as necessidades dos usuários para construir produtos aderentes aos objetivos do negócio, com sustentabilidade, ética e viabilidade tecnológica.

A grade do curso foi pensada e redesenhada com base no livro The Elements of User Experience, de Jesse James Garrett lançado em 2012, que fala das camadas de UX, com o objetivo de estruturar o ensino da disciplina para o mercado e definir as bases do bom profissional de experiência do usuário.

Acreditamos na importância de entender o processo de projeto com foco no usuário e sua experiência, muito além do digital.

Sabemos o papel que temos na construção de um mercado mais maduro e na responsabilidade com a formação de nossos alunos, e futuros profissionais, dentro desse cenário!

*Os alunos inscritos no curso deverão portar notebook próprio com acesso à internet para participação das atividades em sala de aula.

A configuração mínima exigida para as aulas é: 

·       Processador mínimo: Intel Core i5 (desejável core i7);

·       Memória RAM mínima: 4GB (desejável 8GB);

·       Disco rígido mínimo: 350GB (desejável 500GB);

| Especialização |

Campus

Digital

Modalidade

Digital

Duração:

12 Meses

Dia e Hora:

Terça e Quinta (Aulas ao vivo por webconferência) | 19h às 23h | 

PRÓXIMA TURMA

14/09/2021

Investimento:

24x R$ 500,00*
Consulte condições

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês.

ou clique aqui para MAIS INFORMAÇÕES

CONTEÚDO ESPECÍFICO

  • Welcome Class

    Aula de Boas Vindas - 4h

  • Introduction to UX and emotional design

    Introduction to UX and emotional design - 16h

    • Interação Humano-Computador

    • O que é experiência do usuário?

    • O que são projetos centrados no usuário?

    • Mercado de trabalho e especializações dentro da UX

    • Design Emocional

    • Design centrado no usuário.

  • User Research and Product Discovery

    Defining the business strategy for experience - 16h

    • Definição de Negócio

    • Fatores Críticos de Sucesso

    • Análise SWOT

    • Análise de Indicadores

    • Matriz de Relacionamento

    • Análise da Concorrência, Mapa de Grupos

    • Matriz BCG

    • Alinhamento com stakeholders

    • Matriz CSD

    • Visão do Produto

    • Critérios norteadores e objetivos do negócio

    • Planejamento Estratégico Centrado na Experiência do Usuário

    • Design Centrado no Modelo de Negócio

    Understanding user needs - 20h

    • Graus de envolvimento de usuário no projeto

    • Técnicas de participação do usuário no levantamento de requisitos

    • Questionários

    • Observação etnográfica

    • Técnicas para entrevistas

    • Ferramentas de apoio

    • Mapa de afinidades

    User, customer and consumer: Mapping experiences - 20h

    • Personas: introdução, conceitos e prática

    • Mapa de Empatia

    • Usuário; Persona; Contexto de Uso

    • Jornada do Usuário: introdução, conceito

    • O uso de Personas dentro da Jornada

    • Jobs to be done, Blueprints e diagramas

  • Product Vision Strategy

    Defining the Product Scope - 12h

    • Features: conceito e técnicas de priorização

    • Engenharia de Software e Engenharia de Requisitos

    • Motivação e Histórico

    • Atividades do desenvolvimento de software

    • Modelos de processo para desenvolvimento de software

    • Técnicas de Levantamento de Requisitos

    • Use cases

    • User Stories – Descrição de requisitos que humanos entende

    • Key Features; Requisitos de Sistemas; Cenário de uso

    Content Strategy - 8h

    • Fatores Humanos em Tecnologia

    • Information Foraging - em busca dos mecanismos de feedback da informação

    • Noções de SEO (Search Engine Optimization)

    • Modelos Mentais

    • Impacto do conteúdo

    • Inventário de conteúdo 

  • Usability and experimentation

    Usability: Easy to use products - 12h

    • Conceitos fundamentais: interação humano computador, usabilidade, fatores de usabilidade e indicadores da experiência de uso

    • Usabilidade durante o Ciclo de Vida do Projeto e durante o ciclo de Vida do Produto

    • Heurísticas

    • Ease of Use - Facilidade no uso

    • Ease of Learning - Facilidade no aprendizado interfaces

    Information architecture or findability - 16h

    • Impacto das tecnologias de comunicação e informação

    • Contribuições da Biblioteconomia na Arquitetura de Informação

    • O que é A.I.: histórico de surgimento, cenário de atuação do arquiteto no Brasil e em mercados internacionais. Principais conceitos

    • Componentes da Arquitetura de Informação

    • Sistema de Organização

    • Sistema de Navegação

    • Sistema de Rotulação

    • Sistema de Busca

    • Conteúdo, contexto e usuário

    • Comportamento do Usuário

    • Técnicas de Taxonomia e Classificação

    Navigation mapping and user flows - 8h

    • Padrões e elementos básicos

    • Sitegrama ou Mapa do Site

    • Fluxo das Transações, navegação e tarefas

    • Vocabulário Controlado

    • Matrizes - matriz de escopo, matriz de tarefas, matriz de usuários, matriz de funcionalidades, matriz de conteúdo e matriz de navegação

    • Mapas de Navegação e Análise de Tarefas

    Wireframes and prototypes - 20h

    • O que é wireframe e para que ele serve?

    • Níveis de fidelidade (baixa, média e alta)

    • Responsive design

    • Prototipação e ferramental

  • Visual Design and Patterns

    Designing for user interaction - 12h

    • O que é um padrão de interação

    • Processos do design de interação

    • Conceitos: IHC e Interfaces Sociais

    • Modelos conceituais

    • Convergência e Interatividade

    • Criando e usando padrões

    • Abordagem emocional x racional: Confiança, flexibilidade

    • Tipos de padrões: Web; E-commerce; Social Media; Aplicativos e sistemas

    • Padrões que funcionam, e padrões que não funcionam

    Interface design and accessibility - 12h 

    • Leis de UX

    • Design Patterns

    • Design Digital

    • Web Standards (padrões web)

    • Validação XHTML e CSS

    • Semântica e Microformats

    • Usabilidade e Acessibilidade Web

    • Validação de Acessibilidade

    Design patterns and Design System - 12h

    • Padronização e Consistência

    • Design System X Style Guide X Pattern Library

    • Sistema de pensamento e design escalonável

    • Como, onde e por que precisamos de um DS?

    Fundamentals of UX Writing - 8h 

    • Linguagem e Poder dos meios de comunicação de massa

    • Conceitos para a formação de uma linguagem para internet

    • Interação x Interatividade; Ciberespaço, Hipermídia, Virtual x Digital

    • Concepções de linguagens interativas para web

    • Apresentação de trabalhos finais: soluções interativas

  • Product Measure and evaluate to Experimentation

    Interface and experience evaluation - 16h

    • Card Sorting

    • Técnicas de participação do usuário na prototipação do sistema

    • Design participativo

    • Testes de Usabilidade

    • Técnicas de participação do usuário na avaliação do sistema

    • Análise Heurística

    • Design quality assurance

    • Definição de tarefas

    • Condução do teste

    • Avaliação de resultados

    User satisfaction and UX metrics - 16h 

    • Frameworks de Analytics

    • Modelos de negócio e suas principais métricas

    • Métricas certas

    • O ROI da Usabilidade - como mensurar o retorno da contribuição do usuário

     

  • Farewell class

    Workshop de Encerramento - 4h

Entenda o Módulo Executivo do MBA Impacta:

Em mercados cada vez mais competitivos, competências como liderança, inovação e empreendedorismo são fundamentais para profissionais de diferentes setores e cargos.

Montando seu próprio calendário de aulas, você desenvolve essas habilidades e ainda constrói networking aprendendo com alunos de diferentes turmas!

O que você vai aprender?

Sobre - Faculdade Impacta

Entenda o Módulo Experience Labs do MBA Impacta

O aprendizado prático e a experiência são fundamentais para o desenvolvimento profissional, seja ao aplicar o conteúdo adquirido em aula ou para expandir o seu conhecimento.

Durante o período de até 2 anos, você pode montar seu próprio calendário escolhendo quais Labs deseja fazer nas 64 horas obrigatórias de aulas online ao vivo que garantem Certificados!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Business Agility & Agile Methodologies
  • Coding
  • Digital Data Marketing & Growth Hacking
  • Big Data - Data Science
  • Artificial Intelligence & Chatbots Lab
  • Storytelling
  • Customer Experience (CX)
  • Design Thinking & Innovation Tools
  • People Branding & PNL
  • Tech Trends
  • Cyber Security & Hacking
  • DevOps & Cloud Computing

GOSTOU DE TODOS OS LABS? SÓ AQUI NA IMPACTA VOCÊ PODE APROVEITAR QUANTAS EXPERIÊNCIAS QUISER EM NOSSOS LABS PELO PERÍODO DE 2 ANOS!

Coordenador

Coordenador(a) Rafael Burity Pereira do Amaral

Rafael Burity Pereira do Amaral

Coordenador(a) do curso de UX Design & Digital Experience

 O prof. Rafael Burity Pereira do Amaral tem MBA em Arquitetura da Informação e UX-2017 pela Faculdade Impacta de Tecnologia - FIT em São Paulo, é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Veiga de Almeida, Técnico em processamento de Dados pelo Colégio Pedro II e em Desenho artístico e Histórias em Quadrinhos pelo Oberg.

 

 Possui 18 anos de carreira em design e mercado digital (InfoGlobo, Embraer, Santander, Boa Vista SCPC) atua há 5 anos como líder de times de design. Se dedica a ensinar e disseminar a cultura de UX, sendo um UX Evangelist, através palestras em grandes eventos (UX Conf BR,  The Developers Conference, São Paulo Tech Week, Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI), podcasts e youtube. Também é professor na ESPM Tech São Paulo, Digital House Brasil, onde ministra sobre Design Thinking, Business Design, Transformação Digital, Negócios, além de ser mentor de profissionais em migração de carreira e novos líderes.

 

Membro conselheiro do UXPA, User experience Professional Association, Capítulo Brasileiro em São Paulo, possui experiência consolidada em gestão de times de design em ambientes ágeis e tradicionais, facilitação de workshops e dinâmicas, construção e implantação de times e processos de produto e design.

Conteúdo

  • Competências Adquiridas

    ●      Realizar pesquisas com usuários, utilizando diversos métodos e ferramentas.

    ●      Definir requisitos e escopo de produtos com foco no usuário e sua experiência.

    ●      Avaliar a usabilidade e a acessibilidade de produtos digitais como sites, portais, sistemas, aplicativos, etc.

    ●      Projetar para a experiência do usuário, incluindo conteúdo, texto, interação, navegação, organização e busca.

    ●      Realizar experimentações e construir protótipos de produtos digitais com foco na inovação.

    ●      Medir e avaliar a experiência e usabilidade dos produtos digitais propondo evoluções e melhorias.

  • Mercado de Trabalho

     Pesquisa realizada pelo Panorama UX com foco no mercado de UX brasileiro, afirma que o mercado brasileiro tem seus UX designers distribuídos entre vários locais de trabalho, com tamanhos que variam de 26 a mais de 1000 colaboradores.

     Matérias em jornais e meios de comunicação afirmam que tem triplicado a busca por profissionais orientados ao usuário e também tem crescido a necessidade de líderes, devido ao surgimento de times estruturados e o alto investimento de empresas no mercado financeiro, saúde, automobilístico, etc.

     As possibilidades são inúmeras, desde consultorias de tecnologia e cultura, startups e empresas do mercado tech, até mesmo empresas tradicionais do mercado B2B. 77% trabalham no regime CLT e mais de 60% em empresas e startups, mas ainda existe um mercado forte em consultorias e atém mesmo como freelance e autônomos.

     Este mercado não para de crescer, se popularizando e sendo aceito por grandes empresas de desenvolvimento de TI. Isso porque milhares de empresas já perceberam os benefícios que trazem este profissional, obtendo um aumento exponencial na qualidade dos seus produtos/serviços e, consequentemente, mais lucros.

     Com o crescimento do mercado mobile, por exemplo, a experiência do usuário passou a ser ainda mais complexa e importante para as marcas, uma vez que ela norteia todos os pontos de contato do público-alvo com a marca.

  • Metodologia e Processo

    Processo leva a qualidade. Qualidade leva a bons resultados.

    O entendimento sobre a boa usabilidade existe em todos os objetos, uma vez que foram projetados. A experiência do usuário, portanto, é uma preocupação que permeia todo o ciclo de vida de todos os produtos, do desenvolvimento da ideia até o contínuo monitoramento e melhorias após ser lançado no mercado.

    Um processo de solução bem estruturado e flexível além de auxiliar o designer no seu dia a dia permite a ele:

    ●      Aplicar as melhores técnicas em cada uma das etapas do processo

    ●      Preservar recursos como tempo e dinheiro

    ●      Chegar a resultados ainda mais consistentes.

    Além disso, o profissional terá o conhecimento técnico para a aplicação de processos e métodos de concepção de serviços digitais e produtos que irão garantir a melhor experiência para o usuário.

  • Orientada ao Mercado

     Cada módulo é orientado à estimulação de construção de conhecimento teórico e prático que é direcionado para uma especialidade dentro do UX Design: pesquisa, escopo do produto, prototipação e design de interface, writing e avaliação da experiência.

     O MBA prepara o estudante para seguir carreira como especialista nessas especialidades, além de capacitá-lo a aplicar o conhecimento adquirido como consultor, designer, gerente de projetos ou gerente de produtos digitais.

  • Por que fazer esse curso?

     O produto digital cresceu no mundo.

     A experiência do usuário (UX) finalmente se tornou um fator-chave para moldar a forma como as empresas fazem negócios.

     Consequentemente, o mundo precisa de mais times que consigam construir todos esses sistemas todos

  • Portfólio

     Cada módulo é construído onde cada disciplina leva o aluno a colocar em prática o aprendizado teórico desenvolvendo o seu portfólio em UX. Além de colocar a mão na massa, você vai aprender a trabalhar em equipes multidisciplinares com foco no resultado, como no mercado de trabalho.

  • Público-Alvo

     O curso é voltado para profissionais que atuam com produto, tecnologia, desenvolvimento de software, customer success, atendimento e relacionamento com o cliente, consultoria, design, employee experience, e-commerce ou profissionais que desejam atuar nessas posições em suas carreiras profissionais e aprimorar os seus conhecimentos em user experience, considerando a sua concepção e as suas práticas.

     Também faz parte do público-alvo deste curso, profissionais que atuam em funções relacionadas à comunicação, como jornalismo, redação publicitária, biblioteconomia, etc.

INSCRIÇÃO

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Formulário de Inscrição

Investimento

24 parcelas**

Empresas conveniadas
e ex-alunos

Consulte condições*

Valor integral

R$ 500,00*

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes, válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no primeiro semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 vezes, a Faculdade Impacta permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica, concluindo o investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 12 meses.